- O Município Blumenau - https://omunicipioblumenau.com.br -

Vereador quer abertura de CPI para investigar repasses à Casa São Simeão

Blumenau pode ter em breve mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Nesta quinta-feira, 23, o vereador Almir Vieira (PP) protocolou um requerimento com sete assinaturas – são necessárias ao menos cinco – solicitando à Mesa Diretora da Câmara que sejam feitas investigações em relação a possíveis irregularidades financeiras envolvendo a Associação Casa São Simeão.

De acordo com o vereador, há suspeitas de que obras feitas na casa de repouso teriam sido incompletas e superfaturadas. Mesmo se tratando de um local privado, a entidade recebe recursos públicos – ou seja, dinheiro público pode ter sido desviado. Além disso, há também denúncias de maus tratos aos idosos acolhidos pela casa.

“Não podemos provar nada. Mas há suspeitas dessas irregularidades financeiras, de corrupção. É algo que eu acompanho desde a antiga legislatura e agora tive oportunidade de buscar essas investigações, que só podem ser feitas por nós com a CPI”, destacou Almir à coluna.

Divulgação

O requerimento recebeu sete assinaturas. Além de Almir – que fez o pedido – também assinaram os vereadores Adriano Pereira (PT), Cristiane Loureiro (PODE), Professor Gilson (Patriota), Marcelo Lanzarin (PODE), Maurício Goll (PSDB) e Silmara Miguel (PSD).

Almir afirmou que solicitou o apoio de todos membros da Câmara, mas que, quando conseguiu as assinaturas necessárias, não aguardou respostas e fez o pedido com as sete que já havia conseguido.

O requerimento já foi encaminhado à Procuradoria Jurídica da Câmara, que irá analisar se ele prevê todos requisitos regimentais previstos para abertura de uma CPI. Se autorizada, o pedido será encaminhado à Mesa Diretora para que a comissão seja instaurada e os membros definidos.

Blumenau possui em curso uma CPI que investiga possíveis descumprimentos de contrato da Blumob com a Prefeitura de Blumenau. Atualmente, os vereadores estão ouvindo nomes importantes que podem esclarecer quais foram essas irregularidades.

Já prestaram depoimento um representante da empresa, o secretário de Saúde e a diretora de Vigilância em Saúde do município. Na próxima quarta-feira, 29, os vereadores vão ouvir um representante da Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (Agir).


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube