Polícia Civil de Santa Catarina alerta para golpes de perfis falsos na internet

Poder Judiciário e Polícia Civil do estado repassam dicas de segurança para evitar golpes por meio de perfis falsos

Com a situação da pandemia e a necessidade de isolamento social, criminosos se adaptaram e criaram novas formas de explorar a vulnerabilidades de pessoas, empresas e autoridades.

Por essa razão, o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina (NIS/PJSC) e a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) destacam a necessidade de cuidados e configurações de privacidade no uso de redes sociais e aplicativos de mensagens.

Em Santa Catarina, já foram detectados golpes envolvendo a criação de perfis falsos em redes sociais e aplicativos de mensagens.

Esses golpes, que utilizam de engenharia social e obtenção de informações em fontes abertas, costumam ser direcionados para pessoas e empresas que disponibilizam principalmente dados de contato sem qualquer restrição em redes sociais.

Para mitigar esse tipo de ataque, seguem abaixo algumas dicas de segurança elaboradas pelo NIS/PJSC e pela Polícia Civil:

  • Configuração da verificação em duas etapas nos aplicativos de mensagens e redes sociais (para evitar perder o acesso caso sofra uma tentativa de invasão);
  • Ajustar seu aplicativo de mensagens para não mostrar sua foto de perfil para quem não estiver salvo em sua lista de contatos;
  • Configurar seu perfil na rede social (ex. Facebook, Instagram) para ocultar dados de contato (e-mails, telefone celular);
  • Nunca repasse para terceiros senhas e códigos recebidos.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone 181 ou WhatsApp (48) 98844-0011Acesse a íntegra da cartilha de segurança cibernética produzida pelo NIS/PJSC.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo