+

Polícia Civil investiga esquema de superfaturamento em limpeza urbana de Gaspar

Foram cumpridas buscas nas casas dos fiscais e ex-secretários de obras

A Polícia Civil, através da 4ª Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (DECOR), deu continuidade à Operação Limpeza Urbana, que investiga um suposto esquema de superfaturamento no serviço de limpeza urbana de Gaspar, entre 2017 e 2023.

Foram cumpridas buscas nas casas dos fiscais dos contratos e também nas residências dos ex-secretários de obras que fizeram a gestão dos serviços, nos quais foram identificados supostos pagamentos superfaturados.

A operação verificou casos de medições superfaturadas, especialmente nas áreas verdes do município. Conforme explicado em relatório, as medições superavam até mesmo a extensão do terreno, com aval de servidores públicos responsáveis pela fiscalização do contrato.

A Polícia Civil recebeu documentos e informações sobre os serviços relacionados à limpeza urbana, como varrição (manual e mecanizada), carpina, roçada, entre outros. Todos foram realizados nas vias públicas de Gaspar.

Também foi confirmado que, antes do suposto esquema, o serviço era prestado para a Secretaria de Obras, vinculada à Prefeitura. Mas passou a ser prestado para o Samae de Gaspar, sendo que a pessoa que ocupava o cargo de Secretário de Obras na época, hoje é a mesma que está na presidência do Samae, segundo relatório.

Participaram da investigação a Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção (CECOR), assim como a 1ª, 2ª e 3ª DECOR, a DECOR/DEIC. Policiais da 1ª DP de Blumenau, DIC Blumenau, além da Delegacia de Timbó, todas coordenadas pela 4ª DECOR, também participaram da operação.

Leia também:

1. Homem é preso após sequestrar, manter mulher em cárcere privado e abusar sexualmente dela em Blumenau
2. Lei amplia horário de venda de cervejas nos estádios de futebol em Santa Catarina
3. Jovem de 22 anos morre em grave acidente no Salto do Norte em Blumenau
4. VÍDEO – “Prêmio veio para ajudar”, diz moradora de Blumenau que ganhou sozinha R$ 200 mil na Trimania
5. Empresa têxtil de Blumenau com mais de R$ 86 milhões em dívidas pede recuperação judicial


Veja agora mesmo!

Feito com sangue e miúdos de pato, Schwarzsauer era tradição nos casamentos da Colônia Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo