Polícia Militar de Blumenau divulga redução no número de crimes no primeiro trimestre

Os roubos diminuíram 40% em relação ao primeiro trimestre do ano passado

Polícia Militar de Blumenau divulga redução no número de crimes no primeiro trimestre

Os roubos diminuíram 40% em relação ao primeiro trimestre do ano passado

Bianca Bertoli

O número de roubos, furtos e homicídios em Blumenau diminuiu no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados, divulgados pela Polícia Militar (PM) nesta quarta-feira, 4, mostram que os roubos diminuíram 40%. Os homicídios, 20%, e os furtos 12%.

Segundo o tenente da PM Nicolas Marques, a redução é consequência da chegada de 39 novos policiais militares no final do ano passado, da criação da Companhia de Patrulhamento Tático (CPT) – que repreende o tráfico de drogas e faz patrulhamento em áreas sensíveis – e das novas estratégias de operações que são realizadas semanalmente na cidade.

O comandante do 10° Batalhão da PM, o tenente-coronel Jefferson Schmidt, acredita que os bons números só serão mantidos se as ações conjuntas com diversas áreas da sociedade continuarem, como as parcerias com o Ministério Público, Polícia Civil, prefeitura, Judiciário e o próprio apoio da população.

No início do ano, O Município Blumenau tabulou as estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP) entre 2013 e novembro de 2017 e descobriu que a violência na cidade cresceu até 10 vezes mais do que a população nesse período.

Schmidt adianta que em breve novas propostas de prevenção a crimes serão feitas à prefeitura. A ideia é reforçar a segurança. Temas como iluminação pública devem entrar na pauta.

Os números

“É claro para nós que existe a questão das drogas nesses homicídios registrados”, destaca o tenente-coronel.

Acerto de contas e crimes cometidos sob efeito de entorpecentes podem ser as principais causas da maioria dos 12 homicídios ocorridos neste ano. Para combater casos como esses, a PM tem feito operações principalmente em lugares com histórico de tráfico de drogas. Diversas pessoas foram presas e materiais apreendidos.

Além disso, 24 foragidos foram capturados. O principal esforço está em evitar reincidências, algo apontado por policiais como o principal motivo quando há aumento nos números de crimes.

 

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo