Por que Prefeitura de Blumenau pretende doar imóvel para o Lar Elsbeth Koehler
Projeto de lei que autoriza doação foi enviado ao Legislativo
O imóvel próximo onde hoje está localizado o Lar Elsbeth Koehler, no bairro Jardim Blumenau, pode ser doado para a Sociedade Evangélica de Senhoras de Blumenau (SESB). Atualmente, o espaço pertence à Prefeitura de Blumenau.
Com área total de 958,357 metros quadrados, o imóvel em questão está localizado na rua Pastor Stutzer, no bairro Jardim Blumenau, ao lado da sede do Lar Elsbeth Koehler & Residencial, espaço administrado pela SESB. O pedido de doação partiu da associação, que já usufrui do local para manobras dos veículos e como área de descanso dos internos.
Detalhes do projeto que permite doação do imóvel
A prefeitura encaminhou um projeto de lei para a Câmara de Blumenau em que pede autorização para doar o imóvel à associação. No documento enviado ao Legislativo, o prefeito Egidio Ferrari justifica que a iniciativa ocorre em razão da função social desempenhada pela associação, cujo objetivo é acolher e promover o bem-estar de pessoas idosas, com atenção integral, cuidados de saúde e ações que valorizam a dignidade humana.
De acordo com o documento, o imóvel está avaliado em R$ 958.350,00. Caso seja concretizada a doação, o imóvel será utilizado para regularização do estacionamento da instituição, além da ampliação do espaço disponível para atividades de recreação e de promoção da qualidade de vida dos idosos acolhidos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento das ações sociais ali realizadas.

Anexo ao projeto, consta a avaliação da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan) sobre a doação do imóvel. A pasta afirmou que não há objeção quanto à doação do imóvel. Originalmente o terreno era destinado à praça pública e área de manobra. Contudo, o local nunca foi utilizado como praça pública pela população e não há projetos urbanísticos para o local. A pasta recomenda apenas que seja mantida uma área mínima de manobra.
A prefeitura ainda destaca no projeto de lei que o imóvel ficará gravado com a cláusula de inalienabilidade e que, em caso de uso em dissonância da finalidade, reverterá automaticamente e de pleno direito ao patrimônio de Blumenau.
Lar Elsbeth Koehler
O Lar Elsbeth Koehler acolhe 72 idosos, que residem de forma permanente no local. Além de receberem cuidados voltados à saúde, bem-estar e qualidade de vida, os internos participam de diversas atividades socioassistenciais, recreativas e de convivência,
desenvolvidas com o objetivo de promover a integração, o estímulo cognitivo e o fortalecimento dos vínculos afetivos e sociais.
A instituição afirma que utiliza desde 1947, a praça de manobras e a praça pública projetada, tanto para manobras dos veículos, como área de recreação, descanso e banho de sol dos internos, promovendo a interação entre todos. Além disso, destaca que sempre zelou e cuidou dessa área, com todo o capricho que utiliza no seu imóvel, e sempre manteve tudo limpo, livre e desobstruído de quaisquer entulhos.
Leia também:
1. Confira as tarifas de estacionamento para a 40ª Oktoberfest Blumenau
2. Homem embriagado descumpre medida protetiva e tenta entrar na casa da ex-companheira em Blumenau
3. Atacante japonês é o novo reforço do BEC; conheça o atleta
4. Prefeitura quer adquirir imóvel para ampliar Distrito de Inovação de Blumenau
5. Obras na região norte de Blumenau interdita rua e alteram trânsito até domingo; confira
Veja agora mesmo!
Feito com sangue e miúdos de pato, Schwarzsauer era tradição nos casamentos da Colônia Blumenau:

