- O Município Blumenau - https://omunicipioblumenau.com.br -

Pouco mais de um mês após nomeação, secretário de Estado da Casa Civil é exonerado

Amandio João da Silva Junior foi exonerado do cargo de Estado da Casa Civil de Santa Catarina. Ele havia assumido após Douglas Borba, que foi investigado e preso na Operação Oxigênio, no dia 11 de maio.

A decisão foi comunicada na noite desta sexta-feira, 26, por meio de nota. Segundo a informação oficial, Amandio poderá, assim, “melhor prestar seus esclarecimentos pessoais perante às autoridades constituídas em relação aos fatos relacionados à sua atividade profissional desenvolvida na iniciativa privada”.

Recentemente, uma conversa por videoconferência entre Amandio e o empresário Samuel de Brito Rodovalho, investigado na Operação Oxigênio que apura possível superfaturamento em compra de respiradores pelo governo do estado, chamou atenção da CPI instaurada para debater sobre o caso na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

A conversa, de acordo com o empresário Rodovalho, seria sobre a montagem de kits para a Covid-19. Amandio alega que a videoconferência foi realizada há meses, antes de assumir cargo público, e seria sobre a possibilidade de um drive-thru de testes da Covid-19 em Florianópolis.

Confira a nota do governador Carlos Moisés:

“Comunicamos a exoneração do Chefe da Casa Civil, Amandio João da Silva Junior. Com isso, o ex-secretário pode melhor prestar seus esclarecimentos pessoais perante as autoridades constituídas em relação aos fatos relacionados à sua atividade profissional desenvolvida na iniciativa privada. Agradecemos o trabalho e o empenho durante o período em que esteve à frente da Casa Civil.

Carlos Moisés da Silva Governador do Estado de Santa Catarina”