Prefeitura anuncia data para retorno das aulas presenciais em Blumenau

Mesmo com retorno, aulas não presenciais também vão permanecer até o fim do ano

Prefeitura anuncia data para retorno das aulas presenciais em Blumenau

Mesmo com retorno, aulas não presenciais também vão permanecer até o fim do ano

Redação

A Prefeitura de Blumenau divulgou nesta segunda-feira, 12, que as aulas presenciais na rede municipal de educação serão retomadas a partir do dia 26 de outubro. A definição se deu após reunião entre o prefeito da cidade e membros do colegiado, que organizaram o calendário até dezembro, diante da portaria 778 do Governo do Estado, que determina o retorno das aulas para regiões que estão no nível “Alto” de risco.

Apesar do retorno das aulas presenciais, as aulas por meio da plataforma Google Sala de Aula e material físico, permanecerão até o fim do ano.

A prefeitura ainda destacou que para garantir a volta às aulas com toda a segurança sanitária para alunos e professores foi criado o Comitê Municipal de Retorno às Aulas Presenciais, que tem a função de elaborar o Plano de Contingência Municipal de Prevenção, Monitoramento e Controle da disseminação da Covid-19, e as Comissões Escolares, que possuem autonomia para definir como, quando e se voltam.

Atividades pedagógicas presenciais

Para os pais que desejarem e optarem pelo ensino presencial dos filhos, as atividades pedagógicas presenciais voltam no dia 26 de outubro, de forma gradual, começando pelas anos finais de cada etapa da educação básica. Para cumprir as determinações do Estado, o retorno será de forma escalonada, com quatro horas de duração, iniciando pelos anos finais dos ensinos fundamental e infantil, além do Ensino para Jovens e Adultos (EJA).

Além disso, as turmas serão divididas em grupos conforme número de estudantes inscritos para o retorno das aulas, para evitar aglomeração e cumprir as regras sanitárias.

No dia 26 iniciam alunos do EJA, dos nonos e quintos anos do fundamental, além do pré-escolar do primeiro grupo. Já no dia 3 de novembro, os alunos que iniciaram as aulas na semana anterior farão apenas atividades não presenciais. Retornam à sala de aula os
alunos do próximo grupo e os estudantes dos oitavos e quartos anos, além da segunda turma de pré. Dessa forma serão incluídas novas turmas de estudantes a cada nova semana.

Rede privada de ensino

O Município dará autonomia para que as instituições privadas definam a melhor forma de retorno das aulas de acordo com as necessidades de cada instituição e sua comunidade escolar seguindo as legislações do governo estadual.

Entrega de Kits da Alimentação Escolar

A Prefeitura informa que as entregas dos Kits Alimentação Escolar seguirão para todos os estudantes cadastrados, mesmo para aqueles que voltarem a frequentar as aulas presenciais.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo