Prefeitura anuncia medidas para aliviar congestionamentos na área central de Blumenau

Guardas vão atuar em cruzamentos que possuem marcações amarelas

Prefeitura anuncia medidas para aliviar congestionamentos na área central de Blumenau

Guardas vão atuar em cruzamentos que possuem marcações amarelas

Redação

Reforçar a presença da Guarda de Trânsito em cruzamentos e rever a sinalização das obras em execução na cidade: estas serão as duas medidas imediatas que a prefeitura de Blumenau vai tomar para melhorar o tráfego na região central.

Uma reunião na manhã desta quarta-feira, dia 13, no gabinete do prefeito Mário Hildebrandt, discutiu os engarrafamentos de terça-feira, dia 12, quando o Centro da cidade travou. Além do prefeito, participaram do encontro secretários municipais, membros da Guarda Municipal de Trânsito e a equipe de Desenvolvimento Urbano, que atua no planejamento viário da cidade.

Os guardas vão atuar especialmente nas marcações de áreas de conflitos, chamadas de “boxes amarelas”.

“Grande parte dos relatos da Guarda de Trânsito é que houve congestionamentos em cruzamentos, também ocasionados pelo desrespeito de motoristas à sinalização”, avaliou o prefeito Mário Hildebrandt.

De acordo com avaliação da equipe da prefeitura, contribuíram para o problema:

1 – A chuva do fim de tarde
2 – Seis acidentes com vítimas entre 18h30 e 19h30, que exigiram deslocamento da Guarda de Trânsito
3 – Dois carros quebrados em vias públicas aguardando a chegada de guinchos
4 – O aumento da circulação devido ao Dia dos Namorados

Segundo o presidente do Seterb, Marcelo Althoff, a situação foi monitorada por câmeras e a grande preocupação foi atender as pessoas que estavam esperando ônibus. Além das duas medidas paliativas anunciadas, soluções de maior impacto para o trânsito da cidade dependem da conclusão de obras em andamento.

Planejamento

Na reunião, o prefeito procurou destacar investimentos que o governo municipal vem fazendo na área de mobilidade. Ele reforçou a importância do Plano de Mobilidade de Blumenau, cuja prioridade é o transporte coletivo urbano.

Hildebrandt ainda citou cinco grandes obras que geram impacto no trânsito hoje, mas que representarão melhoria no futuro. São elas: o prolongamento e a duplicação da Rua Humberto de Campos, o prolongamento da Rua Chile, a recuperação das ruas General Osório, Bahia e República Argentina e a implantação do corredor de ônibus da Rua Itajaí.

Plano de Segurança Viária

Outra aposta do governo municipal para reduzir os efeitos colaterais de congestionamentos com o de terça-feira está um Plano de Segurança Viária. O projeto consiste no levantamento das atuais condições de trânsito e segurança viária de Blumenau e no diagnóstico dos equipamentos existentes.

O objetivo final é implantar uma Central de Controle de Operações para gerir o trânsito da cidade. Entre as medidas previstas está a instalação de semáforos perto de escolas para liberar os guardas de trânsito que trabalham na travessia dos estudantes.

Assim, os agentes poderiam atuar em pontos críticos de tráfego e emergências.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo