Prefeitura de Blumenau decreta emergência após enxurrada de sábado

Documento dá maior agilidade ao município para iniciar o reparo aos danos

Prefeitura de Blumenau decreta emergência após enxurrada de sábado

Documento dá maior agilidade ao município para iniciar o reparo aos danos

Julia Schaefer

A Prefeitura de Blumenau vai decretar emergência depois da enxurrada do último sábado, dia 31, que causou a morte de duas pessoas e alagamentos em vários pontos da cidade. De acordo com o secretário de Defesa Civil, Rodrigo Quadros, o documento será assinado às 15h30 desta segunda-feira, dia 2, no gabinete do prefeito.

Segundo Rodrigo Quadros, o documento permite ao município apurar os danos e buscar verbas estaduais e federais para as devidas manutenções. Além disso, o decreto dá maior agilidade para contratar empresas e iniciar reformas emergenciais.

Enxurrada

Em três horas, no último sábado, dia 31, 101 milímetros de chuva caíram sob Blumenau. O bairro Itoupavazinha foi o mais atingido. A média histórica para todo o mês de março na cidade é de 147 milímetros.

Um casal perdeu a vida após seu carro, um Renault Sandero, ter sido levado pela correnteza de um ribeirão, também no bairro Itoupavazinha. Além disso, diversas famílias perderam todos os seus pertences. Deslizamentos, como o da rua Christiano Karsten, também aconteceram. A água atingiu salas da Escola Básica Municipal Machado de Assis, na Itoupava Seca, e creches dos bairros Badenfurt e Itoupavazinha.

De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Defesa do Cidadão, foram registradas 241 ocorrências durante as chuvas do final de semana, sendo 187 na Região Norte de Blumenau e 54 na Região Sul. Desse total, 160 chamados foram para deslizamentos, 64 para alagamentos, 11 avaliações de risco e dois óbitos.

Famílias atingidas por enxurrada na Itoupavazinha precisam de ajuda

 

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo