Prefeitura de Blumenau decreta situação de emergência devido a casos de dengue

Decreto foi publicado na sexta-feira

A Prefeitura de Blumenau emitiu um decreto na sexta-feira, 8, declarando situação de emergência no município por conta do mosquito Aedes Aegypti, causador das doenças dengue, chikungunya e zika vírus. O decreto durará por 180 dias.

Em 2022, Blumenau já registrou mais de 1980 focos do mosquito e confirmou 293 casos de dengue. A Secretaria de Saúde também investiga duas mortes, suspeitas de dengue.

Enfrentamento

Para o combate à dengue foi autorizado:

  1. Contratação do pessoal necessário no combate, independentemente de processo seletivo;
  2. Dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados à debelação da situação emergencial, desde que possam ser concluídos no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contatos a partir da sua caracterização, vedada a prorrogação dos contratos;
  3. A requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa;
  4. A realização de visitas a imóveis públicos e particulares para eliminação do mosquito e de seus criadouros em área identificada como potencial possuidora de focos transmissores;
  5. O ingresso forçado em imóveis públicos e particulares, nos casos de situação de abandono, negativa de acesso ou ausência de pessoa que possa permitir o acesso de agente público, regularmente designado e identificado, quando se mostre essencial para a contenção das doenças.

Nos casos em que houver a necessidade de ingresso forçado em imóveis públicos e particulares, o agente público emitirá relatório circunstanciado no local em que for verificada a impossibilidade de entrada.

Na hipótese de abandono do imóvel, negativa de acesso ou de ausência de pessoa que possa permiti-lo ao agente público, o ingresso forçado deverá ser realizado buscando-se a mínima intervenção e a preservação da integridade do imóvel.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo