Prefeitura de Blumenau solicita liberação do FGTS para atingidos pelas chuvas

Prefeito Napoleão Bernardes e senador Dalírio Beber estão em tratativas com a Caixa

Prefeitura de Blumenau solicita liberação do FGTS para atingidos pelas chuvas

Prefeito Napoleão Bernardes e senador Dalírio Beber estão em tratativas com a Caixa

Redação

O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), solicitou à Secretaria Nacional de Defesa Civil a liberação do FGTS de cidadãos prejudicados pela enxurrada do dia 16 de janeiro. Com o reconhecimento federal da situação de emergência de Blumenau, o prefeito foi a Florianópolis nesta segunda-feira, 29, para participar de uma reunião sobre a liberação de recursos a cidades atingidas por chuvas neste início de ano.

O pedido de liberação do FGTS ainda depende de liberação por parte da Caixa, e vem sendo intermediado pelo senador Dalírio Beber (PSDB). Ainda não há previsão de resposta para a solicitação.

Recuperação de estragos

Numa videoconferência com o secretário Nacional da Defesa Civil, Renato Newton Ramlow, prefeitos de 13 cidades receberam orientações sobre os procedimentos para liberar verbas federais para recuperação de estragos. Napoleão apresentou um relatório da situação enfrentada por Blumenau nas últimas semanas.

“Tivemos várias ruas e acessos a pontes, por exemplo, danificados com a chuva. Por isso, a prefeitura de Blumenau está pleiteando junto a Defesa Civil Nacional, R$ 13 milhões para auxiliar na reconstrução”, destacou.

Agora, a prefeitura começa a elaboração de um plano de trabalho. Durante essa semana, duas engenheiras técnicas da Defesa Civil Nacional, ficarão em Blumenau para fazer o acompanhamento.

O encontro, intermediado pelo deputado federal João Paulo Kleinubing (PSD), contou também com a presença do Senador Dalírio Beber (PSDB), e dos secretários municipais Rodrigo Quadros (Defesa do Cidadão) e Marcelo Schrubbe (Conservação e Manutenção).

Leia também

Violência em Blumenau cresce até 10 vezes mais do que a população

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio