Coleta de lixo de Blumenau vai trocar de empresa no próximo sábado

Prefeitura oficializou Racli Limpeza Urbana tanto para resíduos comuns quanto para recicláveis

Coleta de lixo de Blumenau vai trocar de empresa no próximo sábado

Prefeitura oficializou Racli Limpeza Urbana tanto para resíduos comuns quanto para recicláveis

Redação

A empresa Racli Limpeza Urbana foi homologada como a vencedora no processo licitatório e será a responsável pela coleta de resíduos sólidos de Blumenau. O contrato terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado para até 60 meses. A Racli assume a operação já no próximo sábado, dia 8.

O anúncio, feito na tarde desta terça-feira, encerra um impasse judicial que se estendia desde 2017, quando o Samae lançou a licitação. Diversas empresas, entre elas a Racli, entraram com ações judiciais para evitar que fossem desclassificadas do certame. Por causa da judicialização da concorrência, o Samae interrompeu o processo em dezembro e desde então vinha recebendo questionamentos do Ministério Público.

Enquanto a questão não se resolvia, o município contratou duas empresas emergencialmente para coletar tanto o lixo comum quanto o reciclável. Entre outros questionamentos, o MP criticava o fato de que, em alguns casos, os valores pagos em caráter emergencial são mais altos que os propostos pela Racli na licitação.

Racli Limpeza Urbana

A Racli é uma empresa especializada em coleta de resíduos sólidos urbanos e limpeza pública e atende nove municípios em Santa Catarina. Em Blumenau, a empresa ficará responsável pela coleta do lixo comum e seletivo, além da gestão, disponibilização, manutenção, higienização e operação de contêineres para coleta de resíduos sólidos domiciliares em toda a cidade.

De acordo com o diretor presidente do Samae Blumenau, Cleverton João Batista, a nova empresa deve iniciar os serviços no próximo sábado, dia 8, uma vez que o atual contrato emergencial para coleta de lixo convencional encerra no dia 7.

A coleta seletiva (com contrato emergencial até dia 23 de outubro) e limpeza dos contêineres (com vigência até 2 de novembro) também serão encerrados.

Mais notícias de Blumenau e região

Acidente mata homem de 27 anos na rua Itajaí, entre Gaspar e Blumenau

Buraco que provocou prejuízos em série a motoristas de Blumenau é coberto

Médico do INSS de Blumenau investigado pela Polícia Federal está em liberdade

Quando chove, é balde para todo lado na rodoviária de Blumenau

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo