PRF apreende drone pirata que sobrevoava a BR-470 em baixa altitude

Caso foi registrado no município de Gaspar neste domingo

PRF apreende drone pirata que sobrevoava a BR-470 em baixa altitude

Caso foi registrado no município de Gaspar neste domingo

Redação

Um drone pirata foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal na BR-470 neste domingo, 12. O caso foi registrado no município de Gaspar, por volta do quilômetro 38. A aeronave foi flagrada em baixa altitude durante rondas.

O drone estava voando próximo aos veículos, ameaçando a segurança de quem estava na rodovia. De acordo com os policiais, a aeronave chegou a sobrevoar a pista a cerca de 10 metros de altura.

O objeto não possui registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e é considerado irregular. O próprio operador informou que ainda não havia homologado o equipamento.

Apesar disso, colou adesivos feitos por ele com os dizeres “em processo de homologação”, mas não possui documentos que comprovem. O responsável também não tinha nenhum tipo de solicitação de voo no sistema do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Ddecea).

PRF/Divulgação

Conforme determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), aeronaves remotamente pilotadas devem voar a pelo menos 30 metros de distância de edificações ou de pessoas que não tenham dado expressa autorização para isso.

O drone foi retido por falta de homologação e o operador vai responder a um Termo Circunstanciado perante a Justiça da Comarca de Gaspar por operar aeronave irregular e por exposição de perigo à vida ou saúde de terceiros.


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo