Na última semana, o jornal O Município Blumenau publicou reportagem com as opiniões de fornecedores locais da Oktoberfest sobre a realização da festa em novembro. As posições foram divididas, entre empresários que acreditam ser melhor a não realização do evento e outros que creem na manutenção do evento ainda para este ano.
Principal patrocinadora do evento, a Eisenbahn – cervejaria que nasceu em Blumenau, mas foi comprada em 2008 pela Schincariol, que depois se tornou Brasil Kirin e agora integra o grupo Heineken – encaminhou à reportagem nesta sexta-feira, 24, uma nota oficial se pronunciando sobre o evento.
Na nota, a empresa não se posiciona sobre a intenção ou mesmo a expectativa da realização da Oktoberfest em 2020, deixando toda a responsabilidade para os organizadores das duas Oktobers, de Blumenau e de São Paulo. A empresa também explica que está estudando os impactos financeiros caso as festas não ocorram, e também possíveis formatos a serem adotados para adaptar a festa, se necessário for.
Contudo, afirma que tem o compromisso de colaborar pela segurança e saúde da população brasileira, atuando de acordo com as recomendações oficiais relacionadas ao combate da pandemia.
Confira a nota na íntegra:
“A Eisenbahn informa que tem o compromisso de colaborar pela segurança e saúde da população brasileira, e que atua de acordo com as recomendações oficiais relacionadas ao combate da pandemia do novo Coronavírus.
Com relação à viabilidade do evento, cabe aos organizadores de Blumenau e São Paulo darem os devidos esclarecimentos sobre os próximos passos e estratégias a serem adotadas.
Sobre os prejuízos para a Eisenbahn caso o evento não ocorra, a companhia está estudando os impactos e formatos que podem ser adotados”.