Procon receberá reclamações de consumidores digitalmente pela primeira vez em Blumenau

Consumidores poderão abrir reclamação por meio de e-mail

A partir de segunda-feira, 19, os consumidores terão a possibilidade de abertura de reclamação junto ao Procon por meio da internet. O novo processo deve ser feito com a solicitação por e-mail.

Com a medida, os consumidores poderão protocolar novas denúncias sem a necessidade de ir até a sede do órgão de defesa, no Centro. De acordo com o Procon, trata-se de uma mudança significativa na ampliação do atendimento à população e que integra o “Procon Sem Papel”.

“Nosso governo tem atuado cada vez mais para que Blumenau se torne uma cidade inteligente. E a tecnologia é nossa maior aliada nesse processo, queremos transformar os serviços e priorizar o digital, agilizando a vida do cidadão e tornando a Prefeitura um órgão sustentável”, afirmou o prefeito Egidio Ferrari.

Segundo o coordenador-geral do Procon de Blumenau, Cezar Campesatto, este é o primeiro passo para o atendimento de forma digital na cidade. “Desde o início do ano, criamos um planejamento para eliminar a impressão do papel, sendo que a coleta de documentos no setor de atendimento passou a ser por meio de escaneamento, com imediata inserção no sistema”.

Ainda segundo Campesatto, o órgão de defesa já iniciou o cadastramento eletrônico das empresas reclamadas no sistema, permitindo um prazo de resposta mais rápido e a redução de custos com postagens via correios/sedex. É importante ressaltar também que o Procon está encaminhando os processos finalizados para o arquivo central da Prefeitura. Com a medida, estima-se que mais de uma tonelada de papel será retirado do órgão de defesa.

Paralelo ao “Procon Sem Papel” o Procon de Blumenau, com apoio da Secretaria de Gestão Governamental (Segg), iniciou o desenvolvimento de um aplicativo para smartphones para que consumidores possam encaminhar denúncias, buscar orientações, abrir reclamação, além de acompanhar todo o processo.

Reclamação

Para abrir reclamação pela internet, o consumidor deverá encaminhar breve relato do caso para o e-mail reclamacao.procon@blumenau.sc.gov.br, anexando documentos pessoais como RG, CPF ou CNH e um comprovante de residência do titular (pessoa física) e RG, CPF ou CNH do representante legal e contrato social (pessoa jurídica).

Além disso, é necessário anexar à reclamação notas fiscais, contrato, prints de conversas, incluindo WhatsApp, comprovantes de pagamento, fatura detalhada, ordem de serviço, e-mails, fotos, conta corrente/poupança para recebimento de valores, além do histórico de empréstimos/extrato do INSS.

Confira o novo procedimento para a abertura de reclamação junto ao Procon:

Abertura reclamação: pelo e-mail reclamacao.procon@blumenau.sc.gov.br

Documentos pessoa física: RG/CPF ou CNH e comprovante residência.

Documentos pessoa jurídica: RG/CPF ou CNH do representante legal e contrato social.

Documentos da reclamação: notas fiscais, contrato, prints de conversa, comprovantes de pagamento, fatura detalhada, ordem de serviço, conversas WhatsApp, e-mails, fotos, conta corrente/poupança para recebimento de valores, histórico de empréstimos/extrato do INSS.

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