Professor do Vale do Itajaí integra comunidade reconhecida pela Lego

Thiago Bortoluzzi é a primeira pessoa na região Sul a fazer parte do seleto grupo

Professor do Vale do Itajaí integra comunidade reconhecida pela Lego

Thiago Bortoluzzi é a primeira pessoa na região Sul a fazer parte do seleto grupo

Bárbara Sales

Um professor de robótica do Vale do Itajaí, Thiago Bortoluzzi, é o primeiro da região Sul e o sexto do Brasil a integrar, oficialmente, a Lego Robotmak3rs, comunidade mundial do Facebook reconhecida pela própria Lego.

Bortoluzzi trabalha com robótica desde 2015 e, desde então, era um sonho poder participar da comunidade que integra, inclusive, o engenheiro chefe da Lego, entre outros especialistas no assunto.

Morador de Brusque há oito anos, Bortoluzzi dá aulas de robótica nos colégios São Luiz e Cultura, além de escolas em Gaspar e Blumenau. Também faz parte da equipe da RoboMind, empresa de Blumenau especializada em robótica educacional.

O professor conta que divulga seu trabalho com os robôs há muito tempo com o objetivo de poder fazer parte do seleto grupo mundial. “Sempre publico vídeos dos robôs que eu faço, as programações. Eles viram meu trabalho e consegui o convite e a aprovação para poder colaborar com eles”.

O professor já havia sido indicado para fazer parte da comunidade no ano passado, entretanto, o grupo entrou em recesso e a sua entrada não foi oficializada. Neste meio tempo, foi para o Bahrein, na Ásia, expor algumas de suas criações. Ele postou em uma das páginas da comunidade e, na segunda-feira, 18, foi convidado a fazer parte do grupo.

De acordo com ele, os membros da Lego Robotmak3rs têm alguns benefícios, como expor no Lego World, exposição mundial que reúne todos os participantes da comunidade, além de ficarem sabendo e terem acesso com antecedência sobre as novidades da empresa.

A comunidade a qual o professor agora faz parte também gerencia os três principais grupos do Facebook relacionados à temática da robótica: EV3 Community, Let’s do WeDo e Unofficial BOOST.

A Lego

Lego é um brinquedo que se baseia em partes que se encaixam, permitindo diversas combinações. Foi criado pelo dinamarquês Ole Kirk Kristiansen e fabricado em escala mundial em plástico desde 1934.

Hoje, os produtos Lego fazem parte do aprendizado de muitas crianças. As linhas tradicionais estimulam a concentração e criatividade das crianças, já para os jovens e adolescentes, a Lego tem linhas tecnológicas como a Lego Technic e a Lego Mindstorms, que permitem aos estudantes aperfeiçoarem-se em design, robótica e mecatrônica.

A divisão educacional do Grupo Lego foi criada em 1980, em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Mas, somente em 1998, a Lego Education entra no Brasil por meio da Empresa Edacom Tecnologia, hoje chamada de Zoom Education for Life.

Em fevereiro de 2015, foi considerada a marca mais poderosa do mundo, de acordo com estudo da empresa de consultoria Brand Finance.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo