Projeto quer criar uma via gastronômica em Blumenau

Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes e Secretaria de Turismo de Blumenau aprovam a ideia

Projeto quer criar uma via gastronômica em Blumenau

Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes e Secretaria de Turismo de Blumenau aprovam a ideia

Julia Schaefer

Assim como nos formatos já encontrados em cidades como Joinville (SC) e Curitiba (PR), Blumenau também pode ter uma via gastronômica. Em nosso caso, as ruas Antônio da Veiga, parte da Almirante Tamandaré e Alberto Stein formariam o roteiro. A ideia foi proposta pelo vereador Marcelo Lanzarin (MDB).

Lanzarin explica que morou na região e sempre observou a característica gastronômica das ruas. Seu intuito é fazer um percurso que termine na Vila Germânica, desenvolvendo o potencial turístico.

“A ideia é que o próprio executivo possa criar incentivos para fomentar e incrementar cada vez mais a economia da região”, explica.

De acordo com o projeto de lei, dentre os incentivos do Executivo para o desenvolvimento do projeto estariam a adaptação de sinalização, segurança, melhoria na iluminação, realização de festivais e a inclusão no roteiro turístico oficial da cidade.

Mesas nas ruas

O documento também diz que os donos de estabelecimentos gastronômicos poderão colocar mesas e cadeiras na rua. Mas para isso será necessário protocolar um pedido para a secretaria Planejamento da prefeitura, que fará a autorização.

A única exigência será que as calçadas precisarão ter 1,5m de espaço livre para a circulação de pedestres. Essas mesas poderão ficar nas áreas públicas até 1h da manhã.

Sihorbs e Sectur aprovam ideia

O projeto mal começou a tramitar no Legislativo, mas entidades envolvidas no assunto se mostram favoráveis à criação da via gastronômica. Para a presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e região (Sihorbs), Tatiana Honczaryk, a ideia é positiva.

“Essa proposta sempre atraiu, tanto nacional quanto internacionalmente. Então seria legal ter outras experiências”, opina.

Cleiton Nuhs é coordenador do setor de alimentação do Sihorbs. Ele acredita que o projeto é muito importante e tem tudo para dar certo em Blumenau, se, claro, for bem elaborado e conversado com os empresários da região.

“Uma via gastronômica chamaria mais empresas de alimentação para o local, além de incentivar quem já está no local”, afirma.

O presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo de Blumenau, Ricardo Stodieck, afirma que a região já tem bons pontos gastronômicos e uma via fortaleceria ainda mais o desenvolvimento econômico e turístico.

“Nós (Secretaria de Turismo) somos totalmente favoráveis”, reafirma.

Situação do projeto

O projeto foi apresentado no mês de maio, mas permaneceu quatro semanas fora do Legislativo para alterações. O vereador conversou com entidades representativas, como o Sihorbs, e reapresentou a ideia com algumas alterações nesta quinta-feira, dia 7 de junho. O documento ainda vai passar por comissões parlamentares antes de qualquer definição.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio