Copos plásticos usados durante a Oktoberfest se transformarão em tijolos reciclados para hortas comunitárias. O projeto foi idealizado pelo Instituto Gigantes da Ecologia (IGE), que promoverá diversas ações de sensibilização ambiental durante a 35ª edição da festa.

Uma das ações será a coleta de copos plásticos descartáveis durante o evento e troca por copos permanentes. O material recolhido no evento será transformado em tijolos sustentáveis pela empresa Carbo Brasil, os quais serão utilizados em hortas comunitárias construídas com apoio do IGE em escolas públicas de Blumenau.

Nos pavilhões do Parque Vila Germânica serão instalados quatro postos de coleta de copos descartáveis. Na entrega de dez copos plásticos, poderá ser efetuada a troca por copos de acrílico.

Divulgação

Projeto Oktober Consciente

Também serão distribuídos materiais que promovem ações de sustentabilidade em escolas, hotéis, para agentes de turismo e no comércio de Blumenau.

A ação das hortas prevê ainda o treinamento de professores e a elaboração de uma cartilha que ensina como construir e cultivar uma horta comunitária. Um projeto piloto já está sendo implantado na escola Hermann Hamann.

Lá, como a horta já está sendo implantada, a empresa Carbo Brasil irá transformar os copos reciclados em mobiliário para o pátio – mesas e cadeiras de material reciclável – que poderão ser usados para atividades ao ar livre pelos estudantes.

Para a realização do projeto, o IGE conta com a parceria da Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau (SECTUR), Instituto do Meio Ambiente SC (IMA) e Fundação do Meio Ambiente (FAEMA).

Mais notícias de Blumenau e região

Polícia Civil recolhe propaganda eleitoral de Lula em Blumenau a pedido do TRE

Gás natural ficará mais caro a partir da semana que vem

Homem usa torneira para assaltar casa, ameaça policiais e acaba preso, em Blumenau

“A descoberta de Ilhota é relevante para a arqueologia brasileira”

Deixe uma resposta