Até o fim da tarde desta terça-feira 13, o requerimento para implantação da CPI do Esgoto de Blumenau tinha quatro assinaturas. Para que seja instaurada, são necessárias, no mínimo, cinco assinaturas.

Assinaram a CPI do Esgoto, até o momento, os vereadores propositores Diego Nasato (Novo) e Bruno Win (Novo), além de Adriano Pereira (PT) e Gilson de Souza (União).

É esperado que o vereador Jean Volpato (PT) também assine a CPI do Esgoto, visto que ele move uma ação contra a Prefeitura de Blumenau e a BRK devido ao aumento da tarifa de esgoto no município.

Somente após a coleta do número mínimo de assinaturas, o requerimento que pede a implantação da CPI do Esgoto poderá ser apresentado na Câmara para passar pela tramitação no Legislativo.

CPI do Esgoto em Blumenau

Os vereadores Diego Nasato e Bruno Win, protocolaram a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Esgoto na Câmara Municipal de Blumenau. A iniciativa visa investigar possíveis irregularidades no contrato de concessão de esgotamento sanitário firmado entre o município e a empresa BRK Ambiental.

O contrato original, assinado em 2010, previa universalização da cidade com rede coletora de esgoto. No entanto, após cinco aditivos e mais de uma década de vigência, apenas 49% da cobertura foi entregue. O último aditivo, que estende a concessão até 2065, prevê cobertura de 60% de coleta por tubulação e 40% de sistema de fossa e filtro, um claro retrocesso, segundo os parlamentares.

A CPI proposta tem o objetivo de apurar: a alteração substancial do objeto da concessão, sem novo processo licitatório; a adoção de sistemas alternativos como fossas, com alto custo para os moradores e sem estudos técnicos de viabilidade; a criação de um monopólio para limpeza de fossas, com cobranças de até R$ 600 por serviço; o impacto tarifário gerado pelo 5º termo aditivo e pela Revisão Tarifária Extraordinária; a ausência de transparência e de participação popular em decisões que afetam diretamente os cidadãos.

No momento, os vereadores aguardam a coleta das assinaturas necessárias dos demais parlamentares da Câmara para que a CPI seja instaurada formalmente e possa dar início aos trabalhos de investigação. Se implantada, a comissão terá prazo de 120 dias, prorrogável conforme o Regimento Interno.

Leia também:
1. Toca da Onça: da possível última onça-pintada de Blumenau aos ataques recentes no Brasil

2. Paratleta tetraplégico de Blumenau viraliza no TikTok ao mostrar rotina de superação: “Quero mostrar que é possível”
3. O que se sabe sobre o prolongamento da Via Expressa em Blumenau
4. CNH gratuita: governo de SC oferece mais de 700 vagas para Blumenau; saiba como se inscrever
5. Preço do gás de cozinha deve aumentar nos próximos dias em Santa Catarina


Veja agora mesmo!

Feito com sangue e miúdos de pato, Schwarzsauer era tradição nos casamentos da Colônia Blumenau: