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Quatro em cada 10 chopes vendidos na Oktoberfest são da categoria especial

Os foliões da 34ª Oktoberfest estão consumindo menos que na edição anterior. Nos seis primeiros dias de festa foram 157.576 mil litros de chope (-5%) e 89.334 pratos (-8%). O público acumulado de 144.309 pessoas até segunda-feira praticamente empata com 2016 (-0,4%). No entanto, uma categoria de produtos vai na contramão da tendência: os chopes especiais.

O consumo dessa categoria cresceu 24,02% e já representa 38,47% do total vendido. Ou seja, a cada 10 chopes vendidos quatro não são do tipo pilsen. Isso também significa que os foliões aceitam pagar mais para provar novos sabores. O copo de 400ml dos chopes especiais custa R$ 10. O preço é R$ 3 mais caro que o pilsen da Nova Schin, e R$ 1 em comparação ao restante das marcas.

Em toda a carta de cervejas da 34ª Oktoberfest, 26 estilos especiais são explorados pelas cervejarias Eisenbahn, Bierland, Cervejaria Blumenau, Das Bier, Hemmer e Wunder Bier. Além das já conhecidas Weizenbier, Pale Ale e Strong, estilos excêntricos chamam a atenção. É o caso da cítrica e frutada Catharina Sour, comercializada pela Cervejaria Blumenau, e da Honey, uma Blonde Ale de mel produzida pela Hemmer.

Ricardo Stodieck, Presidente do Parque Vila Germânica e Secretário de Turismo, alia o aumento à mudança de comportamento do público, que dá mais importância à gastronomia.

“Da mesma forma que as pessoas querem experimentar pratos novos, desejam chopes diferentes do pilsen”, comenta.

Para ele, o interesse por produtos diferenciados é consequência de uma festa mais voltada à cultura, que valoriza a família e a tradição.

A Hemmer é a cervejaria que oferece o maior número de opções especiais, são 12 estilos. Mesmo no primeiro ano de participação na festa, já é possível sentir a procura por novos aromas. O sommelier Eli Junior atribui o fato ao “amadurecimento do mercado e do paladar das pessoas, que não se contentam mais com o comum”.

Uma das cervejas mais procuradas da marca é a Gurkenbier, uma gose com notas de pepino produzida exclusivamente para a Oktober. Eli informa que deriva-se de uma antiga receita, feita com água mais salgada, coentro e pepinos japoneses (a empresa adquiriu 400 quilos da iguaria para a produção de 2,5 mil litros de cerveja). O resultado foi “uma cerveja bastante refrescante e levemente salgada”, explica.

O público tem a oportunidade de experimentar chopes especiais até 22 de outubro, nos quatro pavilhões da 34ª Oktoberfest. Aos domingos, segundas e terças-feiras, a festa funciona das 11h à 0h. Nas quartas, das 11h às 02h (na véspera de feriado irá até 05h). Nas quintas-feiras, das 11h às 03h, e nas sextas e sábados, das 11h às 05h.