MDB abre mão de candidatura e chama de “projeto maior” apoio a reeleição de Moisés

MDB abre mão de candidatura e chama de “projeto maior” apoio a reeleição de Moisés

Raul Sartori

Projeto maior
Deu o que se esperava há semanas. O MDB de SC partiu para o que chama de “projeto maior”: apoiar a reeleição de Carlos Moises (Republicanos) a governador e indicar nomes para vice e senador na chapa. Há vários, com destaque para o presidente estadual do partido, o deputado federal Celso Maldaner; os ex-prefeitos de Joinville e Jaraguá do Sul, Udo Dohler e Antídio Lunelli e, desde sábado, o deputado federal Rogério Peninha Mendonça, que se dispõe para o Senado, mas só se Lunelli não quiser.

Se…
A Polícia Rodoviária Federal de SC interceptou um carregamento de mais de meia tonelada de cocaína, avaliado em R$ 100 milhões, que seria escoada em algum porto daqui para a Europa. O flagrante foi na noite de quinta-feira na BR-101, em Joinville. Trata-se da maior apreensão da droga da história da PRF em SC. Evidentemente que sem mandado judicial, como determinou a estapafúrdia decisão recente do Superior Tribunal de Justiça, que considerou ilegal a busca pessoal ou veicular, sem tal mandado, e quando motivada apenas pela impressão subjetiva da polícia sobre a aparência ou atitude suspeita do indivíduo, no caso um jovem motorista paraguaio. Que ninguém se surpreenda se dia desses surgir outra decisão do mesmo tribunal ou do STF, acima dele: que a droga seja devolvida aos traficantes ou ao motorista, já em liberdade, evidentemente, porque sua apreensão não seguiu os ditames da lei. Fizeram assim com a quadrilha que roubou alguns bilhões da Petrobras. Vivemos uma absurda inversão de valores. Até quando?

Pauta mudada
O Seminário de Segurança Pública e Inovações Sociais, em Chapecó, sexta-feira, com participação de 350 integrantes das forças de segurança de SC, Paraná e Rio Grande do Sul, tinha como temas a defesa de áreas de fronteira, mudanças tecnológicas e políticas públicas voltadas ao setor, que acabaram sendo secundários. O que aflorou mesmo foi a violência doméstica e contra a mulher, que está dando a SC uma indesejada liderança nacional. Pudera. Nos cinco primeiros meses deste ano registrou-se em SC o dobro de feminicídios em relação ao mesmo período de 2021.

Exibicionismo vulgar
Que faça a tatuagem onde quiser, mas daí a filmar, fotografar e postar (ou permitir isso) em redes sociais como e onde ela foi feita, em posição escandalosamente escatológica, é demais. É repulsivo, indecente, uma afronta a todas as mulheres. A cantora Anitta, cujo discutível talento é equivalente à sua compulsão por exibicionismo, a qualquer custo, fez uma no ânus, registrando todo o procedimento. Pior é que o mundo está conhecendo mais da “música brasileira” através dessa “celebridade” de quinta classe. Não, não merecemos.

Itália em SC
SC, que tem quase a metade de sua população de ascendência italiana, já teve um consulado da Itália, em Florianópolis, inexplicavelmente transferido para Curitiba nos anos 1980. Lamentou-se desde então, mas nada que pudesse reverter a perda. Uma esperança ressurge agora. O cônsul geral da Itália em Curitiba, Salvatore di Venezia, anunciou a criação de um “sportello consular”, uma estrutura intermediária entre o consulado honorário que já existe e uma agencia consular de carreira.

Itália em SC (2)
A decisão é consequência de um ato político em 2018, em Brasília, quando o deputado estadual Vicente Caropreso entregou ao embaixador, Antônio Bernardini, a Carta de Santa Catarina, subscrita pelos 40 deputados estaduais e com apoio oficial do governo catarinense requerendo ao governo italiano a ampliação dos serviços consulares no Estado.

Bandeira Azul
O número de praias e marinas do Brasil e de SC certificadas pelo Programa Bandeira Azul pode aumentar em outubro. Avaliação do júri nacional da premiação decidiu pré-aprovar 40 bandeiras azuis, sendo 29 praias e 11 marinas. Há indicação de nove novas praias, dentre elas as catarinenses da Lagoa do Peri, Florianópolis; do Cerro, em Barra Velha; Taquaras, em Balneário Camboriú, e do Ervino, em São Francisco do Sul. Cinco marinas também foram indicadas pela primeira vez. De SC está a Marina da Conceição, em Florianópolis.

Imortal
Nosso grande escritor barriga-verde Deonísio da Silva, radicado no Rio de Janeiro, está na fila de candidatos a imortal da Academia Brasileira de Filologia, que faz 78 anos neste 2022. Disputa com Manoel Pinto Ribeiro (sua Gramática está na 40ª edição) e Amós Coêlho da Silva (exímio latinista).

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo