Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Pesquisa de intenção de votos para a presidência demonstra desilusão com a política

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Pesquisa de intenção de votos para a presidência demonstra desilusão com a política

Raul Sartori

Difícil escolha
Em mais uma pesquisa nacional de intenções de voto para a Presidência da República, da Genial/Quaest, dando a Lula 46%, contra 26% para Bolsonaro, 7% para Ciro Gomes e 6% para Sérgio Moro, o que chama a atenção são os 48% de indecisos e 38% que preferem votar em branco ou nulo. É muita desilusão com a política, com os políticos e com os destinos do país. Lamentável e preocupante.

Liderança e prestígio
Com a presença do advogado catarinense Rafael Horn na vice-presidência da OAB nacional, Santa Catarina tem agora uma liderança nacional na instituição. A solenidade de posse da nova gestão, anteontem, tendo como presidente o amazonense Beto Simonetti, foi das mais prestigiadas em Brasília. De SC acompanhou o ato uma grande comitiva de advogados liderados pela presidente da seccional e sucessora de Horn no cargo, Cláudia Prudêncio. A presença das mais altas autoridades do País demonstrou também a força e prestígio da advocacia. Entre elas, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional da Justiça, Luiz Fux, outros oito ministros do STF, o procurador-geral da República, Augusto Aras, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, além de representantes de todos os poderes e órgãos institucionais.

Empreender
São Paulo, Florianópolis e Curitiba são as melhores cidades para se empreender no Brasil em 2022, mostra o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, publicado ontem pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e Endeavor, uma rede de empreendedores. Uma das vantagens em cidades assim é a diminuição da burocracia, embora persista, doentia. Um exemplo está na Assembleia Legislativa de SC, que não aceita a consagrada e absolutamente legal assinatura eletrônica em documentos. Exige autenticação em cartório.

Praga
A nova direção do Tribunal Regional Eleitoral de SC, que assumiu semana passada, já tem o que se preocupar no que é uma de suas prioridades: o combate às notícias falsas. A última envolve o governador Carlos Moises.

Estado nazista
Recomenda-se ao professor de história e jornalista gaúcho Eduardo Bueno não visitar alguns lugares de SC, por hora, depois que qualificou o Estado como “o mais nazista do Brasil”. A deputada Ana Campagnolo pediu a Procuradoria da Assembleia Legislativa verificar se não é o caso de defender o cidadão catarinense de tais acusações.

Sem carne
Com alguns tipos a R$ 139 o quilo, como este espaço encontrou num supermercado de Florianópolis, merece uma comemoração especial o Dia Mundial Sem Carne, domingo, 20. A data foi instituída em 1985 com o objetivo de discutir os impactos que tal consumo causa ao meio ambiente e uma forma saudável de alimentação.

Primeira vez
Pela primeira vez os Progressistas (PP) de Florianópolis quebram um tabu, deixando-se comandar por uma mulher, a deputada federal Ângela Amin. Que está cotada como pré-candidato à vice-governadora.

Invisíveis
De dar nojo ver, em “O Globo”, uma lista de deputados federais ditos “invisíveis”, isto é, que pouco comparecem às sessões, e muito menos participam de qualquer discussão e nem apresentam qualquer justificação. Faça-se justiça: não há catarinenses na lista.

Boa ideia
Quem for no Bierfest – Festival da Cerveja Artesanal do Vale, de 7 a 10 de abril, em Brusque, terá uma novidade: um copo oficial do evento com marcação fracionada em 100, 200, 300 e 400 mililitros, que permite ao consumidor experimentar os diversos estilos e a diversidade de receitas. Uma ótima ideia.

Mirante
O governo estadual prevê para agosto o lançamento do edital de licitação e em outubro, na Bolsa de Valores, para atrair investidores, da concessão de áreas do Complexo Turístico do Mirante da Serra do Rio do Rastro. Localizado entre Bom Jardim da Serra e Lauro Müller, o mirante proporciona uma das mais esplendidas vistas panorâmicas da Serra catarinense. O projeto prevê, entre as melhorias, centro de visitantes, centro de educação ambiental, pontos de apoio nas trilhas, hospedagem, tirolesa, pista de patinação interna, estação de ski e restaurante.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo