Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Suspensão da conta de Luciano Hang é decisão exagerada do Twitter

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Suspensão da conta de Luciano Hang é decisão exagerada do Twitter

Raul Sartori

Exagero
À luz do bom senso, não parece exagerada a decisão da plataforma Twitter de suspender a conta do empresário Luciano Hang por ter compartilhado vídeo do neurocientista e cirurgião neurológico, PHD, mestre e doutor em neurociências José Augusto Nasser, falando sobre a vacinação de crianças? É sim, censura de pensamento e de liberdade de expressão.

Outro tribunal
Como os ministros “supremos” do STF estão permanentemente na berlinda, a mídia em geral não dá muita trela aos de outro tribunal importante, e também inconfiável, o de Contas da União. O colunista Cláudio Humberto escreveu ontem que seus ministros impediram o procurador Júlio Marcelo de Oliveira de participar do processo que investiga a relação de Sergio Moro com a consultoria Alvarez & Marsal, alegando que ele seria admirador do ex-juiz da Lava Jato. Assim blinda a apuração de fiscalização e deixa em aberto a pergunta: procurador no exercício das funções não pode, mas ministros do TCU ligados a políticos de péssima reputação, todos tentando se vingar de Moro, com respingos em Bolsonaro, pode? Que não se esqueça: ao menos um terço dos mais influentes ministros chegaram ao TCU pelas mãos de Renan Calheiros e sua gangue.

Bastidores
Há movimentações intensas nos bastidores do Centro Administrativo do Governo já que em 2 de abril os detentores de cargos que pretendem concorrer às eleições de 2 de outubro terão que renunciar. Até prazos de contratos de aluguel de imóveis na Capital estão sendo adiados à espera de definições. A contida tensão decorre diante do fato de o governador Carlos Moisés ainda estar sem partido. E dependendo daquela ao qual se filiar, tudo poderá mudar.

Destinos 1
Urubici e Balneário Camboriú representam o Sul do Brasil na lista dos cinco destinos brasileiros para se conhecer em 2022, conforme o site internacional Booking.com. A pesquisa sobre previsões de viagem para este ano revelou que os brasileiros estão mais otimistas em relação às férias, irão aproveitar ao máximo cada momento e aceitar qualquer oportunidade de viagem que apareça, desde que caiba no orçamento. Os outros três destinos são Maragogi (Alagoas), Trancoso (Bahia) e Cumbuco (Ceará).

Destinos 2
O que atrai muito em Urubici são suas atrações naturais, com cachoeiras, trilhas, mirantes e cavernas, que favorecem os amantes de esportes radicais. Alguns pontos turísticos conhecidos são a Cascata do Avental, local que permite a prática de rapel, e o Morro da Igreja, um mirante com vista panorâmica da região. Urubici também é conhecida pelas baixas temperaturas durante o inverno. Balneário Camboriú dispensa maiores apresentações.

Flagelo
Quem diria! O índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos chegou a espantosos – para a realidade de lá – 0,5% em dezembro, elevando para 7% o acumulado em todo ano passado, que não se registrava desde 1982. Lá, como aqui, os custos de energia chegaram a 29,3% no ano, impulsionada pelo salto de 49,6% nos preços da gasolina. O que os analistas brasileiros dizem é que nosso governo vai usar o dado para dizer que o aumento de preços é geral mundo afora e que o ministro Paulo Guedes não tem culpa pela inflação daqui. Pensando bem…

Dispensa
Pelo decreto 1.668, o governo estadual suspendeu temporariamente e em caráter excepcional, até 31 de dezembro deste ano, a apresentação de certidões negativas para os estabelecimentos de saúde que possuam no mínimo 40% de taxa de ocupação de leitos disponibilizados para o Sistema Único de Saúde (SUS). Se exigisse não haveria leitos. Todos passam por terríveis dificuldades.

Itália
Depois de uma longa e difícil batalha, dentro e fora dos corredores parlamentares, o assento da América do Sul no Parlamento da Itália tem um novo representante: é Fabio Porta, que entra no lugar de Adriano Cario, que teve seu mandato cassado no fim de 2021 por fraude eleitoral. Nascido em Caltagirone, na região da Sicília, Porta tem 58 anos e construiu sua carreira política como representante da comunidade ítalo-brasileira. Mora em São Paulo, tem visitado SC com certa frequência e pertence ao Partido Democrático (PD), de centro-esquerda. Já havia sido deputado por uma década.

Egos
Quando profissionais de comunicação, forçadamente e sem a necessária respeitabilidade para tal, se põem acima da notícia que querem transmitir, deixam de ser profissionais. Tais atitudes vêm num crescendo preocupante no país e em SC, especialmente no campo político.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo