Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Tribunal de Justiça abre processo contra servidores que recusam vacina contra Covid-19

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Tribunal de Justiça abre processo contra servidores que recusam vacina contra Covid-19

Raul Sartori

Negacionismos
O Tribunal de Justiça do Estado começou a abrir processos contra servidores que, sem justificativa plausível e fundamentada, se recusam a vacina contra a covid-19. Na Assembleia Legislativa está sendo protocolado um projeto do deputado negacionista Jessé Lopes (PSL) propondo a responsabilização do agente público que obrigar servidor a se vacinar, e uma indicação de Bruno Souza (Novo), para que o governo estadual acabe com a obrigatoriedade do uso de máscaras pelas crianças nas escolas.

Uma mané
Uma mané da Ilha de SC, Márcia Donner Abreu, será a nova embaixadora do Brasil na Coreia do Sul. A diplomata foi sabatinada anteontem no Senado. Sua amiga, a deputada federal Angela Amin, diz que Márcia foi a primeira mulher aprovada em primeiro lugar no concurso para a carreira diplomática e também a primeira mulher a ser primeira de turma no Instituto Rio Branco. Serviu em Washington, Paris, Uruguai, Genebra e Pequim. O último posto foi no comando da embaixada no Cazaquistão. Como se vê, preparadíssima.

Causa nobre
O casal de atores Klebber Toledo e Camila Queiroz marcou presença no festival SuperPet, no último final de semana, em Garopaba, onde existe o projeto Prancha Ecológica, que desde que existe, há 10 anos, recolheu 30 mil garrafas pet, transformadas em pranchas e já levadas a 17 Estados, atendendo mais de 50 mil crianças. Maravilha.

Complexidade
Na aprovação, anteontem, na Assembleia Legislativa, de projeto que reserva 5% das vagas de trabalho terceirizado na administração estadual para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica decorrente de violência doméstica e familiar, viu-se o quanto o assunto é complexo. Em análise um pouco mais aprofundada, revela-se que, por trás dos bons propósitos, ele discrimina, por excluir homens, idosos, crianças e homossexuais. O Disque Direitos Humanos, por exemplo, tem dados apontando que as mulheres agridem mais as crianças e os idosos que os homens.

Sem festa
Além de Florianópolis, já são 13 as capitais brasileiras que diante da quarta onda da covid-19 na Europa e o avanço da variante Ômicron, já cancelaram eventos públicos de réveillon. As demais são Salvador, Fortaleza, João Pessoa, Belo Horizonte, Recife, Brasília, Belém, São Luís, Campo Grande, Palmas, Teresina, Aracaju e Goiânia. São Paulo e Rio ainda avaliam o cenário epidemiológico.

Concurso
As redes sociais e os sites pornográficos pululam com o inusitado concurso para escolha da vagina mais bonita do Brasil, promovido pela influenciadora, escritora de contos eróticos e modelo de conteúdos adultos Ana Otani, de Balneário Camboriú. Na final, domingo, a vencedora foi a carioca Maitê Sasdelli.

Capital do Frio
Desde ontem Urupema é a Capital Nacional do Frio. É o que determina a lei federal 14.255, publicada no Diário Oficial da União. O projeto de lei que deu origem ao título é do senador Esperidião Amin (PP-SC). O município, de 2.500 habitantes, tem a maior altitude média de SC – 1.425 metros acima do nível do mar —, registrando cerca de 50 geadas por ano e ocorrência de neve no inverno.

Opinião
Em editorial, ontem, o jornal “O Globo” cobrou “rigor” dos senadores na sabatina do indicado por Bolsonaro para ministro do Supremo Tribunal Federal, o advogado André Mendonça. Cobrança que não foi feita quando Lula indicou os “seus” ministros para a mesma corte, como os inqualificáveis Antonio Tofolli, Ricardo Lewandoswski e Edson Fachin, entre outros.

Mancha Azul
A poderosa torcida organizada do Avaí, a Mancha Azul, ainda na noite de domingo, quando conquistou sua vaga na Série A, procurou a chapa de oposição às eleições no clube, neste sábado, para reafirmar seu apoio. Os jogadores estão com quatro meses de salários atrasados e os 30% de direito de imagem não são pagos desde fevereiro.

Prêmio
As melhores e mais inovadoras iniciativas de preservação do meio ambiente em SC serão premiadas nesta sexta-feira em Florianópolis com a entrega do 22º Prêmio Fritz Müller, na sede da Fiesc. Um florianopolitano será a personalidade homenageada nesta edição, o professor Arlindo Philippi Júnior, engenheiro civil formado pela UFSC e um dos principais nomes da área de saúde ambiental no país, com 50 livros publicados ou organizados. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo (USP).


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo