Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau ganha aparelho de ultrassom que atenderá 2 mil mulheres por ano
Equipamento foi doado pelo Rotary Club de Blumenau Norte
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau (RFCC) receberá no dia 27 de maio, o primeiro aparelho de ultrassom da unidade. A expectativa é atender até 2 mil mulheres por ano com diagnóstico e monitoramento.
Atualmente, a entidade atende exclusivamente mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) em exames de colo do útero, câncer de mama, transvaginal e pélvica. Quando há necessidade de ultrassom para confirmação de diagnóstico, as pacientes são encaminhadas ao SUS, onde o tempo de espera pode chegar a seis meses.
Segundo a presidente da Rede, Jandira Pavesi, a realização desses exames na própria unidade reduz a fila e amplia o acesso ao atendimento. O novo aparelho permitirá a realização direta dos procedimentos, com foco na detecção e no acompanhamento contínuo das pacientes.
“Com a chegada do aparelho e a realização desses exames na própria RFCC, com certeza vamos conseguir diminuir sensivelmente essa espera. O ultrassom é uma ferramenta crucial para a saúde da mulher e vai desempenhar um papel fundamental no cuidado integral às pacientes, contribuindo para tratamentos eficazes e acompanhamento contínuo”, comemora a presidente.
Aparelho de ultrassom
O equipamento e seu servidor, que custaram US$ 41,5 mil, são uma doação do Rotary Club de Blumenau-Norte, com recursos da Fundação Rotária Internacional e do Rotary Club of Kelowna, do Canadá, além de apoio dos outros clubes rotarianos de Blumenau e patrocínio de empresas, associações e pessoas da comunidade.
“Nós, rotarianos, nos unimos para contribuir com essa entidade que presta um serviço tão importante, que tem o compromisso com a excelência no cuidado à saúde da mulher. Ainda vai refletir no SUS, desafogando o sistema e agilizando a detecção precoce de anomalias”, afirma Marcelo Soares, presidente do Rotary Club de Blumenau Norte.
O ultrassom da mama é ferramenta fundamental na avaliação da saúde mamária, complementando a mamografia e oferecendo informações valiosas sobre a anatomia das mamas e possíveis patologias, já que é capaz de distinguir entre lesões císticas e sólidas, caracterização de nódulos e massas detectadas durante exames clínicos ou de imagem.
O aparelho será instalado na RFCC Blumenau e operado por equipe capacitada, que já está em treinamento com a médica radiologista Irene Wiggers, profissional parceira com mais de 35 anos de experiência na área. Quando não estiver atendendo pacientes da RFCC, o ultrassom ficará à disposição do SUS.
Leia também:
1. Fumaça preta: novas rodadas de votação para novo papa terminam sem definição
2. Saiba onde e como será o simulado de desastres da Defesa Civil em Blumenau
3. Dona Sila, líder comunitária do Morro Dona Edith, morre aos 60 anos, em Blumenau
4. Desvio provisório na BR-470 altera trânsito por seis meses a partir desta quarta-feira, em Indaial
5. Vacina da gripe: Blumenau terá dia D para vacinação de todos os públicos neste sábados
Veja agora mesmo!
Clube de Caça e Tiro XV de Novembro nasceu das mãos dos moradores da rua Sarmento:

