Reforma administrativa vai reduzir custos e centralizar governo de Blumenau

Prefeito Mário Hildebrandt anunciará na segunda-feira integração de autarquias e fundações à administração direta

Reforma administrativa vai reduzir custos e centralizar governo de Blumenau

Prefeito Mário Hildebrandt anunciará na segunda-feira integração de autarquias e fundações à administração direta

Evandro de Assis

O prefeito Mário Hildebrandt (sem partido) anunciará na segunda-feira a segunda etapa da reforma administrativa de seu governo. A primeira, comunicada no início de março, extinguiu a Companhia Urbanizadora (URB).

Deste segundo anúncio constarão medidas que centralizam o poder municipal na administração direta, ou seja, em torno do gabinete do prefeito, e reduzem cargos, gratificações e estruturas. Hildebrandt pretende dar maior agilidade e simplicidade a máquina pública.

Dentre as mudanças previstas estão: a fusão de secretarias, a integração de autarquias e fundações à administração direta e cortes em cargos e gratificações. O plano será apresentado em uma entrevista coletiva na segunda-feira, às 9h, no salão nobre da prefeitura.

Entre as principais mudanças previstas está a transformação de estruturas independentes, como a Fundação Cultural, o Parque Vila Germânica e o Seterb, em secretarias ligadas à administração direta, e mais próximas do prefeito.

Hoje, esses órgãos públicos funcionam em paralelo à administração central, com maior autonomia. Por outro lado, a independência exige estruturas específicas, que agora serão unificadas, e atrapalha ações em conjunto com outras áreas do governo.

Vila Germânica

O Parque Vila Germânica passará a fazer parte da Secretaria de Turismo. Essa mudança traz para a administração direta eventos que nos últimos anos geraram milhões de reais em receita, como a Oktoberfest e o Festival Brasileiro da Cerveja.

Ricardo Stodieck, que aglutina as duas pastas, está de férias. Questionado pela reportagem se permanecerá no cargo, informou que retorna apenas no dia 22 e que não “há nada de definitivo”.

Há previsão de trocas no primeiro escalão de assessores do prefeito, mas os nomes serão anunciados apenas na segunda-feira.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo