Reforma do Teatro Carlos Gomes inclui melhorias de acessibilidade e criação de memorial com itens históricos
Projeto aprovado prevê melhorias no auditório, salas de aula, acessos e estrutura técnica
O Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, avança no processo de revitalização com a aprovação do projeto arquitetônico pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Edificado (COPE). As intervenções preveem melhorias em acessibilidade, segurança e infraestrutura, incluindo ampliação do pequeno auditório, reestruturação dos acessos, novos camarins e modernização das salas de ensino de dança, música e teatro.
Projeto preserva arquitetura original e amplia funcionalidades
Segundo o arquiteto Thiago Mondini, a proposta é tornar o teatro mais funcional para o público e os estudantes, sem descaracterizar sua arquitetura original. Entre as ações previstas estão a ampliação do auditório Willy Sievert, que passará de 225 para 350 lugares, a construção de novos camarins, o renivelamento da entrada principal e a criação de uma nova recepção.
“Com essas intervenções, resolveremos gargalos importantes como a acessibilidade plena, a segurança nos acessos, a viabilidade econômica de eventos e, ainda, garantiremos mais conforto e qualidade no ensino das escolas. Vamos oferecer um teatro mais moderno e funcional, respeitando a arquitetura original”, explica Monidini.

Haverá também reorganização da parte administrativa e melhorias nas salas de ensino das escolas de dança, teatro e música.
Participação da comunidade integrou no planejamento
Conforme, Rodrigo Dal Molin, produtor cultural da Verbo Projetos e responsável pelo “Projetos Arquitetônicos para o Teatro Carlos Gomes”, houve um planejamento de forma participativa. Além do envolvimento de sugestões da comunidade, recolhidas em seminário realizado em 2024.

O presidente do teatro, Ricardo Stodieck, afirma que a proposta visa atender as demandas atuais, mantendo o valor histórico do prédio.
“A ideia é tornar o Teatro Carlos Gomes um equipamento cultural do século XXI, preparado para as demandas atuais, sem jamais perder sua essência histórica e sua relevância afetiva para a comunidade”, afirma Ricardo Stodieck, presidente do Teatro Carlos Gomes.
Novo memorial presente no Teatro Carlos Gomes
O Teatro Carlos Gomes contará com um memorial integrado à Biblioteca da Escola de Música. O espaço reunirá itens históricos do Centro de Memória e irá possuir mais de 12 mil volumes disponíveis para consulta.
Confira alguns itens que estarão presentes no acervo do memorial:
- Livros;
- Partituras;
- Métodos de ensino;
- Revistas;
- Jornais;
- Dicionários;
- Discos de vinil;
- CDs;
- DVDs.
O objetivo é preservar e valorizar a trajetória da instituição e da cultura local.
Os próximos passos do projeto
Com a aprovação do COPE, o projeto seguirá para análise da Prefeitura de Blumenau e, depois, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A finalização dos projetos complementares permitirá o orçamento da obra e a captação de recursos.
A previsão é que as obras sejam viabilizadas a partir de 2027.

O projeto é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com patrocínio de empresas locais e pessoas físicas. A realização é do Ministério da Cultura.
“Assim como renomados Teatros em todo o mundo, o Teatro Carlos Gomes segue a tendência internacional de revitalizações que equilibram preservação patrimonial e adequação às exigências contemporâneas de segurança, acessibilidade e funcionalidade, finaliza Mondini.
Confira os patrocinadores da iniciativa “Projetos Arquitetônicos para o Teatro Carlos Gomes”:
- All4Labels;
- Altenburg;
- Blukit Metalúrgica Ltda;
- Blumenau Iluminação;
- BRDE;
- Breitkopf Caminhões;
- Breitkopf Veículos;
- Cartondruck;
- Dicave Volvo;
- Gráfica 43;
- Senior Sistemas S/A;
- Tex Cotton;
- TEXPA;
- WEG;
- André Menegueti Salgueiro (pessoa física);
- Leonardo Zipf (pessoa física);
- Martin Brand (pessoa física).
Leia também:
1. Quais são as empresas participantes do Dia Livre de Impostos 2025 em Blumenau, nesta quinta-feira
2. Metropolitano não consegue acordo na Justiça e continua sem poder disputar o estadual
3. Homem que tentou matar outro com machadinha após discussão pela internet é preso em Blumenau
4. Blumenau lança o evento gratuito “Vem pro Parque”, que terá festival de balonismo, atrações musicais e atividades para todas as idades
5. Funcionário terceirizado de penitenciária em Blumenau é preso por vender drogas a detentos
Veja agora mesmo!
Peixe enrolado na cebola, Rollmops é resgatado ao prato dos blumenauenses: