Rio Itajaí-Açu chega a um dos níveis mais baixos do ano

Segundo informações do AlertaBlu, rio está com cerca de meio metro de altura

Rio Itajaí-Açu chega a um dos níveis mais baixos do ano

Segundo informações do AlertaBlu, rio está com cerca de meio metro de altura

Cristóvão Vieira

O rio Itajaí-Açu chegou neste domingo, 11, a um dos seus níveis mais baixos em 2019. Atualmente, o sistema de monitoramento climatológico AlertaBlu aponta um nível de 0,51 m.

A baixa quantidade de água no principal rio de Blumenau e região é motivada pela falta de chuvas significativas nos últimos meses. Os registros deste mês de agosto, por exemplo, apontam que não houve nenhum dia em que se acumulassem mais de 20 mm de chuva.

Em contato com a reportagem, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) afirma que, apesar do período de estiagem e do nível considerado baixo do rio, não há registro de desabastecimento de água em Blumenau e está tudo dentro do normal.

O secretário da Defesa Civil de Blumenau, Carlos Olímpio Menestrina, afirmou que neste tipo de caso não há nenhuma preocupação por parte da pasta, que verifica o nível do rio para atuar em casos de cheias.

Para os próximos cinco dias, há previsão de chuvas mais densas apenas para terça-feira, 13. Mesmo assim, o que devem ocorrer, segundo o AlertaBlu, são pancadas de chuva, o que não necessariamente influenciam em um aumento do nível do rio.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo