Rio Itajaí-Açu deve alcançar 7,5 metros na noite desta sexta-feira, em Blumenau

Na última medição feita, às 10h, o rio estava em 5,41 metros

Rio Itajaí-Açu deve alcançar 7,5 metros na noite desta sexta-feira, em Blumenau

Na última medição feita, às 10h, o rio estava em 5,41 metros

Alice Kienen

Blumenau pode viver uma pequena cheia na noite desta sexta-feira, 31. A previsão mais recente do Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops) indicou que o rio Itajaí-Açú deve chegar a 7,5 metros às 21h.

Com esse nível, a rua São Rafael, na Itoupava Norte, já terá pontos de alagamento. A via é paralela à 1º de Janeiro. As ruas mais baixas na sequência, segundo as cotas de enchentes da Defesa Civil de Blumenau, são as seguintes:

Rua Martha Cordeiro Fortaleza 7,60 Ponto mais baixo da rua
Rua Albert Goll Fortaleza 7,65 Esquina – Rua 1º de Janeiro
Rua Sao Rafael Itoupava Norte 7,75 Casa nº 169

 

Às 11h desta sexta o rio já marcava 5,61 metros. A partir de seis metros, o estágio sobe para alerta. Na primeira previsão feita pelo Ceops, o Itajaí-Açú alcançaria 6,80 metros às 16h.

No fim da manhã, funcionários da Defesa Civil foram até a praça Hercílio Luz, logo abaixo do edifício América, para alertar motoristas que haviam deixado carros estacionados no local. Um deles quase foi tomado pela água, mas o proprietário foi encontrado a tempo.

O diretor da Defesa Civil, Márcio Reinert, afirmou que as previsões para analisar até onde o rio deve chegar continuam. Assim como a previsão de até quando a chuva deve persistir.

Até o momento, nenhuma das ocorrências registradas pela Defesa Civil envolveu alguma vítima. Todos os danos com os deslizamentos, queda de muros ou de árvores foram apenas materiais.

O sistema do Alertablu, que monitora a situação das chuvas, apresentou instabilidade na manhã desta sexta-feira.

Previsão do tempo

Apesar da madrugada com chuva de intensidade fraca a moderada, a previsão do sistema de meteorologia da Prefeitura de Blumenau, o AlertaBlu, é de que a condição para chuva diminua ao longo do dia.

No sábado, tempo estável com presença do sol em meio a variação de nuvens e sem condição para chuva significativa devido a aproximação de um sistema de alta pressão que avança pela região Sul do Brasil. Temperatura mínima entre 17 e 19°C e máxima entre 20 e 22°C.

No domingo, um cavado (área alongada de baixa pressão) se forma na divisa do PR com SC e favorece a condição para chuva em Blumenau iniciando na madrugada e persistindo ao longo do dia com menor intensidade. Na segunda-feira a medida que as áreas de instabilidade se afastam do município a condição para chuva diminui.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo