Rota de Lazer reúne blumenauenses, turistas e chope em meio à Oktoberfest

Carros não podem circular na rua XV de Novembro até 17h

Rota de Lazer reúne blumenauenses, turistas e chope em meio à Oktoberfest

Carros não podem circular na rua XV de Novembro até 17h

Bianca Bertoli

Moradores caminhando, andando de bicicleta, patins ou skate junto a turistas que bebem chope e fazem selfie diante das construções que imitam o enxaimel. Adicione a toda essa cena um carro vermelho que encosta e distribui cerveja. Está assim o feriado na rua XV de Novembro, onde os carros não puderam circular até 17h devido à Rota de Lazer.

O bloqueio, que ocorre todos os domingos e em alguns feriados, permite às pessoas usarem a via para passear, fazer exercício e brincar. Cerca de metade do comércio abriu as portas, de olho no público extra da Oktoberfest.

Com a folga (para muitos, prolongada), dezenas de famílias circulam pelo Centro aproveitando o dia sem chuva. É o caso da família de Daniela da Rosa e Cleison Luiz da Rosa. O casal trouxe os filhos de oito e cinco anos para andarem de bicicleta e patinete.

De repente, o Bierwagen (carro do chope) para e começa a distribuir copos cheios a quem passa. Copos e celulares se alternam nas mãos dos passantes, que registram o momento em fotografias.

Daniela e Cleison acham que a Rota do Lazer fica mais alegre com a presença dos turistas. Ela aponta para a cerveja que acaba de ganhar e conclui, aos risos: “muda com isso”. Hora de buscar outro copo no Bierwagen.

O engenheiro civil André Dultra chegou de Porto Alegre no início da manhã junto com duas amigas e ficou curioso ao constatar, enquanto bebia ao lado do Tunga, não haver carros na rua. Como ele, diversos turistas misturam-se aos moradores e aproveitam melhor o local sem a presença de automóveis.

Mesmo com o clima festivo dando outro tom para a Rota do Lazer, o movimento é normal, segundo um dos três agentes de trânsito que cuidam do evento. A expectativa é que ao longo da tarde um número maior de pessoas procure o centro para fazer exercícios, passear ou apenas curtir a música alemã que embala diversos pontos da rua XV.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio