Rui Altenburg, da tradicional indústria Altenburg, recebeu nesta manhã de sexta-feira, 24, a comenda máxima da indústria nacional, a Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Ele recebeu a merecida homenagem ao lado de outros industriais catarinenses, que receberam condecorações da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc). Na foto, Altenburg é o segundo à direita.

Natural de Blumenau, o empresário do ramo têxtil deu continuidade ao negócio iniciado em 1922 por sua avó, Johanna Altenburg, com a fabricação artesanal de acolchoados. Desde criança, convivia com sua mãe no ambiente de trabalho, brincando com retalhos e tesouras.

Estudou na Escola Técnica Tupy, buscando conhecimento na área mecânica. Entrou na empresa da família em 1970 como estagiário.

Depois de assumir a presidência, transformou a Altenburg numa companhia que atende mais de 9 mil pontos de venda e emprega mais de 1,7 mil pessoas.

São 10 lojas próprias em operação e cinco unidades fabris: duas em Blumenau, além de Sergipe, São Pauloe uma recentemente inaugurada no Paraguai.