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Saiba onde deverão ser novos pontos de patinetes elétricos compartilhados em Blumenau

Nas últimas semanas, os patinetes elétricos roxinhos estão se espalhando por Blumenau. Os transportes compartilhados oferecidos pela empresa FlipOn escolheram a cidade como a primeira parada catarinense. E o planejamento já é de expansão.

Atualmente, é fácil encontrar patinetes disponíveis na região central. Especialmente nas ruas XV de Novembro e Sete de Setembro. Os transportes também estão disponíveis em pontos estratégicos, como próximo ao Terminal da Fonte e no parque Ramiro Ruediger.

Esse último ponto é um que queremos explorar mais, para fomentar o lazer no parque. O próximo bairro que pretendemos ir é para o Vila Nova. Infelizmente nem toda região é possível entrar, por conta das calçadas, buracos e morros. Isso prejudica o transporte e pode causar acidentes”, explica Kenedy Galdino, responsável pelas operações em Blumenau.

Alice Kienen/O Município Blumenau

Primeira em SC

A cidade foi a primeira do estado a receber os patinetes roxinhos. O planejamento da empresa é expandir para o litoral, com foco em parcerias comerciais em Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo.

“Nosso interesse em Blumenau foi em resolver a questão da mobilidade, como o trânsito intenso em certos horários. A cidade também tem estrutura que facilita a locomoção. Só falta as pessoas terem a cultura de usar os patinetes”, comenta.

Um dos pontos com maior movimento atualmente é o da prefeitura, por se tratar de um ponto turístico. Entretanto, Kenedy afirma que todos os doze pontos estão tendo alta procura. A média de corrida diárias fica entre 150 e 200.

“No último domingo passou de 350 corridas. Vemos alguns usuários recorrentes e já nos procuraram com interesse em planos mensais. Planejamento até mês que vem lançar a possibilidade de alugar o equipamento e levar para casa, como se fosse locação de um carro”, adianta.

Como usar

Para usar um patinete, é só ir até um dos pontos na cidade, baixar o aplicativo a partir do QR Code no veículo, cadastrar um cartão de crédito e seguir viagem. Após registrar o perfil pela primeira vez, o aluguel é facilitado.

Alice Kienen/O Município Blumenau

A corrida tem uma taxa fixa de R$ 3,20 para destravar o equipamento e um valor de R$ 0,50 por minuto. Além do cartão de crédito, também é possível realizar o pagamento via Pix.

Para encerrar a corrida, é necessário ir até um dos pontos. O patinete só desliga nas áreas demarcadas em roxo no aplicativo.

Veja em vídeo:

Incentivo público

Para o secretário de Planejamento Urbano de Blumenau, Eder Boron, meios de transporte como esse devem ser cada vez mais incentivados. Desde dezembro do ano passado, a prefeitura determinou pela legislação de uso de espaços públicos que modais de transporte que auxiliem na mobilidade urbana tenham processos facilitados e isenção de taxas.

“Assim que a FlipOn entrou com o processo, identificamos os locais e a viabilidade para não prejudicar o trânsito de pedestres. O intuito é promover cada vez mais empresas com esses modais. Quanto menos carros nas vias públicas, mais ganho de mobilidade urbana”, ressalta.

O secretário também comentou a preocupação do município em incluir ciclofaixas ou calçadas compartilhadas em mais ruas da cidade. Para, assim, possibilitar que transportes como esses cheguem a mais regiões.

Uma das medidas da prefeitura foi publicar um edital de credenciamento de empresas para operação de patinetes elétricos compartilhados por aplicativo durante a 37ª edição da Oktoberfest Blumenau.

A FlipOn já confirmou que participará do processo e tem esperança de ganhar. Entretanto, independente disso, seguirá atuando na cidade pelo prazo de 12 meses.

Legislação

Até o momento, não há interesse em criar um regramento próprio para o transporte em Blumenau. Entretanto, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução em março deste ano que inclui os patinetes elétricos.

Dentre as regras estão a liberação de usar o espaço para pedestres, desde que abaixo de 6 km/h. Nas ciclovias e ciclofaixas, a velocidade máxima é de 20 km/h. Os equipamentos devem ter indicador de velocidade, campainha e sinalização noturna.

“Vamos utilizar esse regramento como forma de teste. Veremos como serão as situações e como conseguimos congregar pedestres, ciclistas e patinetes. Se acharmos necessários, criaremos regulamento municipal”, explica o secretário.

Diferente do caso das bicicletas, a circulação em pista de automóveis não é permitida, mas o uso de capacetes é opcional.

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