Saiba para que servem os novos totens instalados pela Prefeitura de Blumenau

Equipamentos de segurança foram distribuídos em quatro pontos estratégicos do município

Saiba para que servem os novos totens instalados pela Prefeitura de Blumenau

Equipamentos de segurança foram distribuídos em quatro pontos estratégicos do município

Redação

Nesta semana, a Prefeitura de Blumenau instalou quatro totens em pontos estratégicos do município. Os equipamentos de segurança farão parte do sistema de monitoramento da Central de Controle Operacional (CCO).

Em fase de instalação, os novos equipamentos possuem botoeiras, câmera com direcionamento 360º e sistema de áudio para interação em tempo real. Eles servirão para atendimentos de emergência e possibilitarão interação em tempo real com os agentes públicos de maneira remota e instantânea.

O investimento faz parte do Programa de Mobilidade Sustentável de Blumenau.

Como irá funcionar?

Cada totem possui uma botoeira que será ligada diretamente com a Central de Controle Operacional (CCO). Em casos de emergência como sinistros, ocorrências de acidentes, quedas de árvores e obstrução da via, desastres, riscos de segurança pública, saúde ou amparo a botoeira do totem poderá ser utilizada pela população para realizar contato direto com os agentes na CCO, solicitando atendimento.

Eraldo Schnaider/Prefeitura de Blumenau

Quando o contato for estabelecido, o agente terá as imagens do local e da pessoa que solicita o atendimento em tempo real, podendo manter contato remoto para a troca de informações. Outra função do equipamento será o disparo de mensagens eventualmente programadas, podendo ser utilizado em situações emergenciais e para o repasse de avisos importantes.

As câmeras dos totens já estão conectadas e realizam o monitoramento 24h por dia nos locais onde foram instaladas. Porém, as botoeiras entrarão em funcionamento e poderão ser utilizadas pela comunidade somente após a conclusão da instalação dos equipamentos.
Enquanto os equipamentos não estão disponíveis para casos de emergência, a população deve seguir utilizando os telefones de emergência já consolidados, como o 153 da Guarda de Trânsito ou 190 da Polícia Militar.

Ressaltamos ainda que os novos equipamentos não têm a função de aferir a velocidade dos veículos que trafegam nas vias, portanto não servirão para a penalização deste tipo de infração.

Ao todo foram instalados quatro totens em pontos estratégicos do município com grande circulação de pedestres, ciclistas e turistas. Confira os locais onde os totens foram instalados:

– Rua Alberto Stein x Rua Humberto de Campos;
– Rua Quinze de Novembro (próximo ao prédio da Fundação Cultural);
– Avenida Presidente Castelo Branco (ao lado do prédio da Prefeitura de Blumenau);
– Rua Heinrich Hosang x Rua Sete de Setembro.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo