Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Você sabe a diferença entre perder peso e emagrecer? Confira explicação de nutricionista

Coluna Saúde à Mesa dessa semana explica como algumas pessoas emagrecem sem perder peso, ou vice versa

Ainda há um pouco de confusão na hora de diferenciar esses dois, e está tudo bem se você ainda não sabe. Acontece que perder peso e emagrecer são coisas diferentes, e podem acontecer simultaneamente ou não. Te explico.

Engordar significa aumentar acúmulo de gordura, armazenar mais e aumentar seu tecido adiposo. Então seguindo essa linha, emagrecer significa apenas perder gordura. Que é justamente o objetivo para muitas pessoas e o objetivo central em um processo de emagrecimento.

Já perder peso é literalmente diminuir números na balança. Mas o que ninguém te conta é que a maioria das dietas por aí faz você perder peso, mas na maioria das vezes é peso de retenção líquida, massa magra e outras coisas que não são de fato emagrecimento (como já vimos no parágrafo anterior). Então não se iluda quando você perder 10kg em um mês, por que com certeza não foi gordura, e logo você recupera o peso perdido.

Ok nutri, eu entendi, mas no emagrecimento não há perda de peso consequentemente? Nem sempre. Acontece que outro objetivo que temos em processos de emagrecimento é o aumento da massa magra, principalmente músculo (isso não significa ficar bombado), pois músculos traduzem saúde e maior gasto calórico. E essa massa magra pesa também assim como a gordura. Então ao perder gordura e aumentar músculo, você está trocando seis por meia dúzia em questão de peso, mas ainda assim aparentando mais magro (porque de fato está).

Por esses motivos que eu peço aos meus pacientes (e a você também) que não fiquem se pesando constantemente quando estão em emagrecimento. Porque nem sempre o seu peso diminui tão rápido quanto você gostaria, e isso pode acabar te frustrando e te fazer achar que a dieta não está dando certo, e te fazendo desistir dela antes da hora, causando novamente efeito sanfona. É preciso uma avaliação mais completa do que apenas a balança para te dizer se você emagreceu, e não perdeu peso.

Entendeu também então porque você não deve ficar se preocupando com peso? É apenas um número. Você pode muito bem pesar 100kg e ser super magro (pouca gordura) e saudável, como pode pesar 50kg e ter muita gordura, sendo assim prejudicial pra saúde. Números são apenas números, e principalmente os que dizem o seu peso, não revelam absolutamente nada sobre você e seu estado físico. Não se apegue tanto a eles. Se preocupe em melhorar alimentação, perder gordura (isso se faz com dieta e exercícios físicos) e ser saudável.

Ah, e sabe qual melhor método que você pode usar para verificar se houve emagrecimento, quando não tem um nutri te acompanhando? Espelho e roupas. Se olhou no espelho e viu que está mais magro? Perfeito. Vestiu uma calça e viu que está mais larga? Perfeito.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo