Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Diminuir o sal funciona para prevenir hipertensão?

Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Diminuir o sal funciona para prevenir hipertensão?

Saúde à Mesa

Sempre que pensamos em prevenção, pensamos em que atitude tomar para que algo não aconteça. Dessa forma, é possível dizer que diminuir ou cortar o sal funciona para prevenir hipertensão? Acho que a melhor forma de você entender essa resposta é eu te explicar um pouco sobre a doença.

De forma muito simples e rápida, a hipertensão é um aumento da pressão arterial devido um estreitamento das artérias, fazendo assim o seu coração bombear o sangue com um pouco mais de força para passar por ali. Esse estreitamento, em sua maioria, é causado pela sua alimentação, além de sedentarismo. Excesso no consumo de açúcar e principalmente gorduras saturadas (origem animal na sua maioria), causa um acúmulo de placas de gordura nas artérias, que dificultam a passagem do sangue e oxigenação dos tecidos.

Agora que você já sabe um pouco melhor o que é a hipertensão e qual sua causa, eu volto a pergunta inicial. É possível usar a diminuição do sal como prevenção da doença? Não, pois muito raramente o excesso no consumo de sal é a causa da hipertensão. E se algo não é a causa, retirar ele não vai prevenir.

Claro que a restrição do sal é uma importante medida de tratamento da doença. Isso porque o sal é um alimento muito rico em sódio. De forma simples, o sódio no organismo tem um mecanismo de compensação (para não ficar em uma concentração alta) onde retém mais água. Essa água fica em partes na corrente sanguínea, aumentando o volume de sangue no corpo. O famoso inchaço, se assim quiser chamar.

E imagina só, se em um volume de sangue normal o seu coração já tinha dificuldade de bombear sangue pelas artérias, ele tem ainda mais dificuldade com um volume sanguíneo maior. As artérias dilatam e o coração se esforça ainda mais. Por esse motivo, diminuir consumo de sódio é sim tratamento e medida paliativa para a hipertensão, você não quer piorar o seu quadro mais do que já está.

Porém, uma coisa que a maioria dos profissionais não vão te falar, é que a redução do sal não é a única medida de tratamento. É necessário reduzir bastante o consumo de gorduras animais (carne vermelha, principalmente, manteiga, embutidos), consumir mais verduras, legumes e frutas, além de gorduras saudáveis (azeite de oliva, oleaginosas, sementes – sem exageros também), pois essas são fontes de nutrientes com fator de proteção da saúde cardiovascular. Reduza também a quantidade de alimentos industrializados (aqueles que já vem pronto pro consumo) e temperos prontos, os famosos caldos, pois são pequenas bombas de sódio.

E a prevenção da doença? Faça tudo que eu falei no parágrafo anterior e também se mexa, pratique atividade física. Não precisa ser rato de academia, mas faça algum tipo de exercício, faz bem para o seu corpo. Ah, e você não precisa usar nenhum tipo de sal especial não viu (light, sal rosa, sal preto, vermelho…). Se você tiver uma alimentação saudável e usar o sal normal com moderação, não terá excesso no consumo de sódio. Hipertensão é uma doença séria, que se não tratada pode levar a morte, cuide da sua saúde. Consulte um médico e um nutricionista para te acompanhar.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo