Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Whey protein: o que é e qual a sua real necessidade?

Tenho certeza que você já ouvir falar desse suplemento, que ele é importante para você no começo de uma dieta de emagrecimento, ou ainda mais importante se você inicia treinos de musculação. Que sem ele é impossível aumentar sua massa magra. Mas será mesmo?

O whey protein é um suplemento proteico, extraído do leite de vaca. Já existem inúmeras variações para esses suplementos de proteínas (proteínas vegetais, de carne, isolado, concentrado, hidrolisado) e se você se sente perdido com todos esses nomes, calma, vamos por partes.

A palavra suplemento já indica a finalidade do produto, ele serve para dar uma ajuda, suplementar a alimentação de quem não consegue atingir a necessidade de tal nutriente apenas com a comida. Então em uma dieta para emagrecimento ou não, se você consegue ter uma boa ingestão de proteína através da alimentação, esse suplemento não é para você.

Ele foi inicialmente criado com o objetivo de auxiliar praticantes de atividade física, que tem uma necessidade maior de proteínas, a atingir essa quantidade diária do nutriente sem precisar uma quantidade grande a mais de comida. Bem inteligente.

O problema realmente começou quando esse produto virou “febre” e passou a ser comercializado e divulgado para todas as pessoas. É comum você iniciar uma dieta ou um treino na academia e seu personal te recomendar o uso desse suplemento, sem nem conhecer a sua alimentação.

Mas nutri, se é apenas um suplemento proteico, qual o problema de as pessoas consumirem? O problema não está no nutriente em si, mas em cada produto. Atualmente para você conseguir um produto realmente bom, tem que saber identificá-lo, e nem todos sabem disso.

É de extrema importância você ler bem a lista de ingredientes do seu suplemento. Palavra como: maltodextrina, dextrose, açúcar, edulcorantes sacarose ou ciclamato, entre outras, são nomes diferentes para o açúcar. E um produto rico em açúcar (principalmente se vier como um dos primeiros ingredientes da lista) não deve ser o escolhido.

Além disso deve-se ficar atento ao excesso de conservantes, corantes e aromatizantes presentes nesses suplementos. Então para você ter um bom produto, com um rótulo limpo e boa qualidade de proteínas, provavelmente terá que pagar um preço maior por ele, algo que nem todos estão dispostos ou tem a possibilidade de fazer. Mais vale você consumir um pedaço de carne ou um prato de arroz e feijão.

Não estou querendo dizer que ninguém deve utilizar um whey protein, estou apenas colocando para vocês os prós e contras. Antes de sair por aí gastando dinheiro com algo que você talvez não precise, consulte um nutricionista, pois ele é o único profissional capacitado para te fazer essa recomendação. Como eu disse, há situações e situações para o qual esse suplemento pode ser recomendado ou não, e cabe ao nutricionista te dizer se você se encaixa em alguma delas.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo