Saúde: confira as medidas propostas pelos 12 candidatos à Prefeitura de Blumenau

O jornal O Município Blumenau reuniu três propostas de cada candidato para melhorar o atendimento na área da saúde

O Município Blumenau conversou com os 12 candidatos à prefeitura para saber quais são as propostas para melhorar o atendimento na áreas da saúde em Blumenau. Foi pedido a eles que elencassem três medidas.

Confira as respostas dos candidatos e candidatas abaixo. A ordem dos posicionamentos segue a do sorteio realizado pelo jornal.

Ivan Naatz (PL)

Fortalecer o sistema básico de atendimento é fundamental.  A meta é a ampliar o investimento e a valorização na atenção primária e preventiva da saúde para que a saúde pública melhore e os hospitais fiquem menos lotados no atendimento da média e alta complexidade.

Implantação do sistema “Conecta Saúde”, de forma integrada, ágil e sem filas, modernizando e ampliando o atual sistema que já esta defasado, de forma que se consiga reduzir o tempo de agendamento de consultas básicas e especializadas, além de exames.

Estudo e implantação imediata de um novo plano funcional para os profissionais médicos para reduzir a rotatividade no atendimento dos postos, principalmente nos bairros mais distantes.

Ana Paula Lima (PT)

Garantir uma rede de serviços de saúde organizada a partir de uma atenção básica forte, resolutiva e focada na humanização do atendimento, com capacitação dos profissionais da área. Oferecer serviços de atendimento através do Teleconsultas. Fortalecer as políticas de saúde preventiva, internação e fisioterapia domiciliar.

Odair Tramontin (Novo)

Mutirão para eliminar a fila de cirurgias. Convênios com a Iniciativa Privada para realização de Exames. Implantação de um sistema de gestão que avalie os resultados do atendimento básico, checando a efetiva resolutividade.

Mário Hildebrandt (Podemos)

Principalmente iremos manter o programa de construção, ampliações e reformas de unidades, entre elas a construção do AG Badenfurt, ESF Franz Zindars, ESF Valério José Steil e ESF João Rosa Camargo.

Vamos ampliar a oferta de cirurgias eletivas, exames e consultas nas diversas especialidades. E ampliar o Sistema PRONTO, de modo a ampliar e otimizar o fluxo de pacientes, aprimorar sua função gerencial e aperfeiçoar o PRONTO Mobile utilizado pela população para agendamento de consultas e exames.

João Natel (PDT)

Equipes completas nas Unidades Básicas de Saúde e ampliar o atendimento
domiciliar para pacientes acamados, com o Programa Móvel Saúde em Sua Casa.

Dotar os Ambulatórios Gerais de pessoal e estrutura para realizar exames
complementares, como exames de sangue, urina, etc.), RX simples e Ultrassom,
pequenas cirurgias. Equipes completas, não deixar faltar médicos e maior resolubilidade dos ambulatórios gerais, diminuirão muito o número de atendimentos hospitalares (atualmente 70% dos atendimentos nas emergências dos hospitais, poderiam ser resolvidos na atenção básica.

Implantar a “REDE MUNICIPAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA (REUNE)”: Ambulatório Geral da Velha e Garcia, preparados para atendimento de urgências e emergências integradas aos serviços de emergência dos hospitais centrais e da Vila Itoupava e do Hospital Regional
Universitário.

Débora Arenhart (Cidadania)

Cartão saúde, onde teremos maior qualidade no atendimento, porque é especializado e na estrutura do parceiro, haverá uma agilidade maior nos atendimentos também e uma racionalização do custo para o município. Cartório no Hospital. E ações que serão tomadas no sentido de prevenção na saúde da mulher.

Georgia Faust (PSOL)

Ampliação da cobertura de ESF, hoje abaixo de 50%, tendo como meta a cobertura de 100%. Construção de pelo menos uma UPA Porte III. Implantar o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).

Jairo Santos (PRTB)

Telemedicina. Atendimento in loco atuando na prevenção. Retomar o atendimento domiciliar aso acamados e impossibilitados de acessar o sistema de saúde por problemas com locomoção.

Wanderlei Laureth (Avante)

Para melhorar a saúde em Blumenau, a gente precisa primeiro melhorar as condições de trabalhos para quem já trabalha hoje na saúde. Você melhorando as condições de trabalho dessas pessoas, dando locais melhores para trabalhar, treinando as pessoas que atendem no nos postos de saúde, nos ambulatórios, eu tenho certeza de que o povo vai ser mais bem atendido.

No atendimento de urgência e emergência, que hoje é tudo feito no hospital Santo Antônio e no Hospital Santa Isabel, nós vamos abrir nos 4 AGs da cidade, nos quatro cantos da cidade Velha, Fortaleza, Itoupava Central e Garcia. Vai ser adequado para atendimento 24 horas de urgência e emergência. Todos eles equipados com raio-x, com ultrassom, uma sala para micro pequenas cirurgias e com UTI que vai sobrar da pandemia. Nós precisamos resolver essa questão de filas de espera no Hospital Santo Antônio então a gente vai trazer isso para cada bairro.

Criando mais um ambulatório no centro que vai ser adaptado também para atendimento para pediátrico, especificamente para crianças e gestantes. Então, assim melhorar o atendimento para criança e para a gestante.

Médico especialista: nos vamos fazer uma parceria público-privada acabando com a fila das pessoas que precisam de médicos especialistas.

Mário Kato (PCdoB)

Criação de UPA (unidade de pronto atendimento). Ampliação dos ESF’s (postos de saúde) dos atuais 60% da cidade para 100%. Reorganizar o sistema de Regulação de exames e consultas especializadas afim de reduzir as filas de espera, pois a má gestão na Secretaria de Saúde é fator determinante.

Ricardo Alba (PSL)

Além das 2 UPA’s, em parceria com a FURB, transformar o Hospital
Universitário em uma unidade de saúde referência para os moradores da Região
Norte da cidade, a mais populosa do município. Efetuar a revitalização e ampliação do Centro de Zoonoses, além de firmar parceria com a FURB para atendimento da demanda de animais de rua no Hospital Veterinário, inclusive para castração de animais. Aliando o uso da tecnologia com uma gestão eficaz, reduzir o tempo de fila de espera para exames, consultas e cirurgias na rede pública de saúde. Além disso, aprimorar a logística de disponibilização e entrega de medicamentos.

João Paulo Kleinübing (DEM)

Criação de 02 unidades de Pronto-Atendimentos, um na região norte e um na região Central. Criação do Centro Municipal de Referência em atendimento ao autismo. Mutirão de atendimento: devido à pandemia, a fila para cirurgias e exames cresceu muito. Precisamos urgentemente criar mutirões, para que essas pessoas possam ser atendidas. Muitos médicos já tem dito que aceitam realizar esses atendimentos inclusive a noite, para desafogar essa demanda reprimida.

Clique aqui e confira mais notícias sobre as Eleições 2020 em Blumenau


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo