Secretário de Saúde prestará esclarecimentos ao MP-SC sobre vacinação de jovens em Blumenau

Promotor Odair Tramontin relata que foram várias as reclamações enviadas ao MP na cidade

Secretário de Saúde prestará esclarecimentos ao MP-SC sobre vacinação de jovens em Blumenau

Promotor Odair Tramontin relata que foram várias as reclamações enviadas ao MP na cidade

Jotaan Silva

A Prefeitura de Blumenau terá que esclarecer ao Ministério Público de Santa Catarina, algumas dúvidas em relação a vacinação contra a Covid-19 no município. Os questionamentos foram feitos pelo promotor Odair Tramontin, que citou o exemplo de uma assistente administrativa de 18 anos, que atua em um laboratório e que foi vacinada.

Ele ainda relatou que pediu diversas informações em relação aos critérios para a formação dos grupos prioritários, que devem ser respondidas em breve pelo município.

“O governo do estado estabeleceu as diretrizes. O problema é  a interpretação que está sendo dada pelo município. Pra mim, não basta ser da área saúde e sim ter atividade voltada para o atendimento de pessoas com o Covid. Pessoas do setor administrativo, por exemplo, talvez estejam até trabalhando em home office. Um médico que está licenciado, um psiquiatra que só atende no consultório particular, um veterinário, etc. É isso que quero esclarecer”, concluiu o promotor.

Além de uma resposta formal em relação ao documento encaminhado pelo MP-SC, uma reunião para dar mais detalhes sobre essas situações está marcada para a tarde desta quarta-feira, 10, entre o promotor e o Secretário de Saúde, Winnetou Krambeck.

O que diz a Prefeitura de Blumenau

Nossa equipe entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do município, que por meio de nota informou que vem seguindo as determinações do Ministério da Saúde e deliberações do governo do estado, que aponta a vacinação à profissionais que atuam em espaços e estabelecimentos de saúde.

Confira a nota oficial na íntegra

O município segue, desde o inicio da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, as determinações do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), do Governo do Estado. De acordo com a 2ª versão do Informe Técnico Estadual da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais sejam vacinados ainda na 1ª etapa da campanha. A própria Dive já se manifestou favorável a este processo de vacinação.

O informe traz ainda a informação de que o grupo compreende tanto os profissionais da saúde como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, Ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo