Segurança no túnel da rua Sete de Setembro, em Blumenau, vira jogo de empurra

Shopping, prefeitura e Polícia Militar não se entendem sobre monitoramento do local

Segurança no túnel da rua Sete de Setembro, em Blumenau, vira jogo de empurra

Shopping, prefeitura e Polícia Militar não se entendem sobre monitoramento do local

Redação

Carros, motos, ônibus e caminhões fervilham diariamente na rua 7 de Setembro, uma das mais movimentadas de Blumenau. Atravessar as quatro pistas da via é um risco que muitos preferem correr. Por mera imprudência e pressa, em muitos casos, mas também por medo.

Casos como o da semana passada, em que uma mulher foi assaltada por dois homens armados com faca no interior do túnel que dá acesso ao Neumarkt Shopping, disseminam entre os blumenauenses a sensação de que o local é perigoso. A falta de uma câmera de monitoramento, que anos atrás ajudava a inibir crimes, piorou a situação.

A câmera era mantida pelo próprio shopping, que a retirou. Desde então, empreendimento, prefeitura e Polícia Militar se esquivam sobre a segurança no túnel. Por meio de assessoria de imprensa, o Neumarkt informou que retirou a câmera porque só tem responsabilidade pelo monitoramento do shopping.

De acordo com a empresa, quando o Neumarkt foi construído, firmou-se uma parceria com a prefeitura: a Almeida Júnior construiria o túnel e o município cuidaria da segurança e manutenção.

A prefeitura, também por meio de assessoria de imprensa, informou que repassa à Polícia Militar (PM), anualmente, R$ 500 mil para subsidiar o monitoramento das 92 câmeras espalhadas em pontos públicos da cidade.

Procurada pela reportagem após o assalto de terça-feira passada, dia 20, a Polícia Militar em Blumenau respondeu que “as câmeras do túnel não são monitoradas por nós”.

Prisão

No assalto ocorrido semana passada, um dos autores do crime acabou detido. Isso porque a vítima resolveu correr atrás dele e conseguiu chamar a atenção de policiais militares, que o prenderam. O outro desapareceu levando o celular dela.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio