- O Município Blumenau - https://omunicipioblumenau.com.br -

Muitos candidatos e pouco tempo faz da eleição deste ano uma loteria

Há quatro anos, nas eleições municipais de Blumenau, a dupla Jean Kuhlmann e Alexandre José eram vistos por alguns como a candidatura mais forte para vencer o pleito em 2016. Napoleão Bernardes, então no PSDB, disputava a reeleição e trocava Jovino Cardoso Neto por Mário Hildebrandt como candidato a vice-prefeito e isso também era visto como um ponto positivo para a dupla Jean e Alexandre.

Mas viu-se que nada disso se confirmou e o então prefeito Napoleão Bernardes venceu mais uma vez Jean Kuhlmann com uma quantidade de votos ainda maior que em 2012. Mas agora em 2020, depois de décadas, não há uma candidatura que se pode dizer que é praticamente certa no segundo turno. Mesmo antes de termos a reeleição em Blumenau, as candidaturas com mais chances de vencer acabavam vencendo e já na era da reeleição nenhum prefeito perdeu a chance do segundo mandato.

Mario Hildebrandt (Podemos), até meados de maio, levou alguma vantagem por ter as lives a seu favor, mas depois que o governador passou para os prefeitos a decisão do que abre e fecha nas cidades por conta da pandemia, Mário Hildebrandt tem ficado um pouco chamuscado com algumas categorias, principalmente no comércio. Obviamente que ainda é uma candidatura forte, até por ser o prefeito da cidade e por ter a máquina a seu favor, mas é bem provável que se tenha umas cinco candidaturas fortes por aqui e outras que servirão de chicote para bater no prefeito.

O engraçado é que dos quase 250 mil votantes de Blumenau, mesmo com tantas pré-candidaturas na prateleira, a grande maioria não tem a mínima ideia em que vai votar.

As convenções municipais podem acontecer de 31 de agosto a 16 de setembro, sendo que o último dia para registrar a candidatura é o dia 26 de setembro. A partir dessa data começa a propaganda eleitoral, inclusive na internet, mas os programas eleitorais no rádio e na TV só iniciam no dia 9 de outubro e a votação do primeiro turno vai acontecer em 15 de novembro.

Então com uma campanha tão curta e tanto eleitor indeciso, porque os partidos ainda não definiram quem serão seus candidatos a prefeito e vice nas eleições de 2020? Porque alguns pré-candidatos têm tanto medo de mostrar a cara já no período pré-eleitoral?

Vale ressaltar que o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), Ivan Naatz (PL), Jairo Santos (PRTB) e Wanderlei Laureth (Avante) já confirmaram a participação nas eleições deste ano. Mas os demais continuam com uma conversa modorrenta e melosa de candidato que vai disputar, mas tem medo de confirmar.

Quero dizer aos partidários que o eleitor está mudando e poucos blumenauenses têm hoje um político de estimação, então está mais do que na hora do político também perceber isso, porque depois da contagem de votos não haverá mais chance de reverter o fracasso.

Vai ganhar essa eleição quem tiver coragem e saber dar ao eleitor de Blumenau o que ele deseja para a cidade e medo e conversa dúbia não estão nessa lista. A desculpa da pandemia pra não falar de eleição não cola mais, pois a eleição municipal vai acontecer e fingir de conta que não sabe se vai ser candidato só coloca o eleitor no colo do adversário.