Novembro será o mês da realização de debates entre os candidatos a prefeito nas cidades de Gaspar e Blumenau. Já no dia 3, um pool de instituições de ensino superior vai fazer um debate online entre os cinco candidatos a prefeito da cidade de Gaspar através de uma plataforma interativa que permitirá que cada candidato participe, mesmo estando em casa.

Este mesmo grupo de universidades pretende fazer um debate entre os 12 candidatos de Blumenau, mas a data ainda não foi definida. No dia 10 de novembro, a TV Galega de Blumenau, que é um canal a cabo da cidade, já confirmou que fará um debate entre os candidatos e candidatas de Blumenau. Ele vai ser realizado no Hotel Himmelblau, no salão Heidelberg, localizado no centro da cidade, e poderá ser acompanhado no canal 20 ou 520 das operadoras Net e Claro ou mesmo através da página do Facebook da emissora.

O jornal O Município de Blumenau, dando continuidade a sua super cobertura das eleições municipais na região, também vai fazer um debate entre os 12 postulantes ao cargo de prefeito de Blumenau no dia 12 de novembro, às 19h30, no auditório do Centro Empresarial de Blumenau.

Você poderá assistir este debate através do site do jornal, no www.omunicipioblumenau.com.br, ou através das páginas do O Município Blumenau no Facebook e Youtube. Posteriormente, o leitor do jornal O Município Blumenau poderá assistir o debate gravado no IGTV, na ferramenta de vídeo do Instagram e nas redes sociais do nosso jornal.

Em nenhum dos debates será permitido a presença de público em virtude da pandemia, ficando o acesso restrito aos candidatos e pessoas que irão trabalhar na produção e transmissão dos mesmos.

Começam a aparecer as pesquisas

Vários veículos de comunicação do estado começam a publicar as suas pesquisas nas principais cidades de Santa Catarina. A primeira foi uma pesquisa do Ibope em Florianópolis, publicada no dia 5 de outubro no site NSC total, que mostrou o prefeito Gean Loureiro (MDB) em primeiro lugar com 44% da intenção de votos. Em segundo aparece Ângela Amin (PP) com 15% e em terceiro vem o vereador Pedro Silvestre (PL) com 9%.

O site OCPNews de Criciúma publicou uma pesquisa, feita pelo Instituto Paraná, que mostra o atual prefeito Clésio Salvaro (PSDB) com ampla vantagem sobre os outros candidatos. Ele tem 64,6% das intenções de votos, em segundo aparece Anibal Dário (MDB) com 5,7% e em terceiro vem Júlia Zanatta (PL) com 4,1%.

O NSC Total também publicou uma pesquisa feita na cidade de Chapecó, onde o ex-deputado João Rodrigues aparece em primeiro com 38,9%, seguido pelo vereador Cleiton Fossá (MDB) com 19,7% e em terceiro vem o candidato Cláudio Vignatti (PSB) com 11,1%. Esperava-se que a dupla Vignatti e Pedro Uczai tivessem melhor desempenho na cidade, mas eles só conseguiram ser o primeiro no quesito rejeição, onde aparecem com 48,7%.

Em Blumenau, o NSC Total publicou sua pesquisa nessa quarta-feira, 21, e como nas demais cidades, acabou dando os candidatos mais conhecidos na frente. Em primeiro lugar aparece o atual prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), com 33,9% das intenções de voto, seguido de João Paulo Kleinubing (DEM) com 15,7% e o deputado estadual Ricardo Alba (PSL) vem em terceiro, com 7,2%.

Eles são seguidos por Ivan Naatz (PL), que tem 5,1% da intenção de votos, Ana Paula Lima (PT) com 4,9% e surpreendentemente o promotor Odair Tramontin (Novo) aparece logo em seguida com 4,4%.

O fato é que, nestas eleições, deveremos ter pouquíssimas surpresas, pois o grande número de candidatos acabou encurtando o tempo de rádio e tv, pouco mais de 45 dias de campanha e a pandemia limitou muito o contato dos novatos com o eleitorado das maiores cidades de Santa Catarina.

Muito provavelmente teremos segundo turno em Florianópolis, Blumenau e Joinville, pois com o grande número de postulantes, os votos se espalharam e impediram que um único candidato conseguisse ter uma hegemonia capaz de decidir já no primeiro turno a eleição de 2020.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar