Seterb vai reformar estações de pré-embarque e banheiros dos seis terminais de ônibus
Apesar da manutenção, estruturas no Centro de Blumenau continuarão funcionando como paradas simples
Apesar da manutenção, estruturas no Centro de Blumenau continuarão funcionando como paradas simples
O Seterb lançou edital para contratar uma empresa que será responsável por reformar as estações de pré-embarque no Centro de Blumenau. As quatro estruturas, duas na rua 7 de Setembro e duas na Avenida Beira-Rio, passarão por manutenção preventiva, mas não voltarão a funcionar para pré-embarque. Os banheiros dos seis terminais de ônibus também receberão melhorias.
Segundo o presidente do Seterb, Marcelo Althoff, as estações de pré-embarque receberão melhorias na iluminação, limpeza e reforço nas bases metálicas, que estão deterioradas. A ideia é que continuem funcionando como paradas de ônibus simples.
As quatro estações do Centro foram construídas pelo Consórcio Siga como parte do contrato de concessão. Nelas, o usuário pagava a passagem antes de subir nos coletivos, agilizando o embarque. Eram ambientes fechados com vidro e climatizados.
Desde que a prefeitura decretou a caducidade daquele contrato, as estruturas foram desativadas e funcionam como pontos de ônibus normais. Vandalismo e falta de manutenção deixaram as estruturas com aspecto de abandono.
“Vamos fazer uma manutenção para dar um pouco de sobrevida às estações que existem, e garantir segurança às pessoas”, disse Althoff.
Segundo Althoff, para reativar a função de pré-embarque das estruturas seriam necessários de 10 a 12 cobradores por dia, o que torna a operação muito cara. O Seterb até cogita reativá-las um dia, mas somente com o sistema automático de cartões, sem cobradores.
Banheiros
Os banheiros dos seis terminais de ônibus também vão passar por melhorias, adianta Althoff. O edital de licitação deve ser publicado nos próximos dias. Principal foco de reclamações dos usuários, os sanitários serão completamente reformados, desde o revestimento cerâmico até os equipamentos e móveis.
“Serão refeitos do zero”, destaca Althoff.
O investimento previsto é de R$ 450 mil. Nos terminais em que houver espaço suficiente, haverá banheiros adaptados para pacientes ostomizados. Quanto à limpeza dos banheiros, o Seterb trocou o serviço prestado pela URB por uma empresa privada. A mudança de fornecedor, segundo Althoff, já teria melhorado a condição dos banheiros.