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Sistema de reclamações online do Procon credencia fornecedores, em Blumenau

A partir da próxima segunda-feira, dia 20, o Sistema Web Reclamação Online do Procon de Blumenau, que agora passa a se chamar Procon Web, realizará o credenciamento de fornecedores de serviços da cidade.

Com a possibilidade de credenciamento dos fornecedores, o Procon de Blumenau vai enviar um ofício aos estabelecimentos, incluindo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para incentivá-los a aderir ao sistema. Segundo o coordenador do Procon, André Moura Cunha, foram realizados 150 atendimentos durante os seis meses de teste da nova ferramenta, que permite ao consumidor registrar uma reclamação contra um fornecedor pela internet.

Para fazer o credenciamento, os fornecedores devem acessar o sistema por meio do site do Procon – Procon Web. Clicar na aba “Fornecedor” e criar uma conta. Deve ainda selecionar o tipo de pessoa (física ou jurídica) com os dados cadastrais. O sistema vai solicitar ao fornecedor que anexe documentação, como contrato social, documentos pessoais dos representantes e procuração para os casos de representação de terceiros. O órgão de defesa também reforça que nos sistemas de busca, como o Google, por exemplo, basta digitar o termo “Procon Web Blumenau”.

Agilidade

O sistema permite aos consumidores, após o registro da reclamação, contato via chat com os fornecedores que já estão credenciados no sistema, sendo que o prazo para o retorno da solicitação por parte do fornecedor é de dez dias. Para os casos em que o fornecedor reclamado ainda não conste no sistema, esse prazo pode se estender um pouco mais.

De acordo com o coordenador, todas as notificações geradas serão enviadas para o e-mail informado pelo consumidor no sistema, incluindo os casos onde é necessária sua presença junto à sede do órgão. Para tirar dúvidas, o Procon também disponibilizou na página principal do Procon Web o número do WhatsApp do Consumidor que funciona pelo número 9 9920 0083.

Etapas

Na página principal do sistema, o consumidor deve fazer seu cadastro com o nome, CPF e número de RG, além de outras informações. É possível também informar números de telefones, selecionando um deles como opção de contato via WhatsApp. Finalizada esta etapa, o consumidor é orientado a informar o fornecedor reclamado.

Caso o fornecedor não esteja ainda credenciado no sistema, o consumidor deve preencher o cadastro. Para isso, é necessário consultar os dados apresentados na nota fiscal fornecida junto com o produto ou serviço, colocando o nome do fornecedor, CNPJ, endereço e telefone de contato. O próximo passo é informar a reclamação de forma resumida e o pedido.

O consumidor deve anexar cópia digitalizada do seu documento com foto, além de enviar nota fiscal, termo de garantia e também imagem do produto ou serviço em arquivo pdf. O sistema vai gerar um protocolo de registro para o consumidor, que poderá ser usado para verificar o andamento do processo.

Segundo André, o fornecimento dos documentos é primordial para a validação da reclamação:

“Dos 150 atendimentos durante o período de teste do sistema, 37 casos foram arquivados por falta de documentos do reclamante”, diz.

“O consumidor deve ainda verificar o andamento do seu processo no sistema, bastando fazer o login para acessar as informações”, reforça.