Táxi adaptado para cadeirantes passa a circular em Blumenau

Seterb pretende expandir acessibilidade na frota de veículos da cidade

Táxi adaptado para cadeirantes passa a circular em Blumenau

Seterb pretende expandir acessibilidade na frota de veículos da cidade

Redação

Um veículo com acessibilidade integrou a frota de táxis de Blumenau. A novidade foi lançada nesta quarta-feira, 27, porém o Seterb já estava buscando um acordo com a cooperativa dos taxistas da cidade para incentivar a implantação do serviço especializado.

Luciano Muller, um dos taxistas do município, ficou interessado e adquiriu um automóvel adaptado para atender pessoas com dificuldade de locomoção.

“Eu tenho clientes cadeirantes, via a dificuldade deles e estava planejando ter um veículo assim. Fico feliz em poder transportá-los com mais conforto”, diz Muller.

O acesso do cadeirante ao veículo é simples. Primeiro, prende-se o cinto de segurança na estrutura da cadeira de rodas, e em seguida desloca a cadeira pela rampa. Dentro do carro, basta colocar o cinto de segurança.

“Achei perfeito, seguro e tranquilo. Se eventualmente eu precisar do serviço, vou usar”, afirma o cadeirante Célio Scholemberg,

Michele Lamin/Prefeitura de Blumenau

A mãe de Andréia de Fátima dos Santos Silva, Rosalina Maria, de 74 anos, necessita da cadeira de rodas para se locomover e o táxi adaptado será uma boa opção de transporte.

“Vai ajudar bastante porque quando a gente precisar não terá a necessidade de tirá-la da cadeira de rodas para ir ao destino desejado. Ficou prático e seguro”, ressalta.

Por exigência do Seterb, o veículo passou por vistoria de uma empresa credenciada pelo Inmetro para certificar as condições de acessibilidade e está totalmente apto a circular. O carro, um Chevrolet Spin, funciona como táxi comum, bem como para pessoas com dificuldade de locomoção e mais dois passageiros, nos mesmos valores das tarifas.

Michele Lamin/Prefeitura de Blumenau

Para o diretor de Transportes do Seterb, Lairto Leite, este é um serviço de grande relevância para a sociedade e que num futuro próximo pode despertar o interesse de outros permissionários.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo