/FreepikAtualmente as expressões soft skills e hard skills têm tomado conta de diversas conversas, seja entre empreendedores, alunos universitários, professores, e até mesmo em palestras e treinamentos. Mas o que precisa ficar claro é que estas duas palavras andam juntas e se completam.

A expressão skills, vem do inglês e significa habilidades. Já soft skills, portanto, são habilidades pessoais e intangíveis de um profissional, algo comprovado pela convivência diária, um bate-papo. Enquanto isso, os Hard skills são as capacitações técnicas deste profissional, comprovadas por meio de diplomas, certificados de qualificação, cursos, enfim, todo o aprendizado adquirido.

Ou seja, as soft skills são capacidades subjetivas que se refletem na forma como nos comunicamos, interagimos, colaboramos, nos expressamos. Habilidades como por exemplo, facilidade de se comunicar, criatividade, organização, flexibilidade e espírito de liderança são algumas que se destacam no mundo corporativo que exige relacionamentos, que exige integração no ambiente de trabalho.

Na prática, pensando por exemplo, na área de TI, o que mais é avaliado em uma vaga de emprego é o conhecimento técnico e específico sobre programação. Ou seja, o hard skill. Mas imagine se esta mesma pessoa tiver algumas softs skills desenvolvidas, como facilidade de trabalhar em equipe. Ela com certeza vai se destacar e terá mais chances na vaga!

Mas o que precisa ficar claro é que para desenvolver estas duas palavrinhas depende muito de cada pessoa. De sua resiliência, de sua vontade de aprender, de sua vontade de crescer. O hard skill precisa capacitação, o que por si só precisa de tempo para estudos. Já o soft pode ser treinado e aperfeiçoado (desde que a pessoa queira também!).

Viu como as duas se completam? E o que mais se ouve é que as empresas buscam profissionais que conseguem resolver problemas. Com conhecimento técnico e teórico e com algumas habilidades subjetivas, você pode fazer a diferença!