- O Município Blumenau - https://omunicipioblumenau.com.br -

Programa estadual busca aumentar participação de mulheres no mercado tecnológico

Que as mulheres estão assumindo mais postos de comando já sabemos. Também sabemos que cada vez mais caminhos são abertos para buscar a maior participação delas no mercado. Um destes caminhos estás sendo comandado pela Fapesc – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Chama-se “Mulheres+Tec”, programa que vai destinar R$ 1,4 milhão para dar suporte a 24 startups catarinenses.

Mas precisa ser startup liderada por mulheres ou que tenham sócias ou gestoras. Levantamento da própria Fapesc dá conta que apenas 25% das empresas que participam dos programas de fomento são lideradas por mulheres. E a ideia, com esta iniciativa, é ampliar este percentual, além é claro, de reforçar o papel de lideranças femininas como fundadora e gestoras de startups.

A iniciativa vai contemplar quatro empresas de cada região – Norte, Vale do Itajaí, Sul, Grande Florianópolis, Serra e Oeste – e cada empreendedora vai receber R$ 60 mil para investir em sua startups, além de receber capacitação do Sebrae/SC.

Este é um programa e tanto para as mulheres que são muito questionadas sobre a condição de tripla ou quádrupla jornada de trabalho. Mães, donas de casa, pesquisadoras, empresárias, batalhadoras.

Eu já falei sobre elas aqui no início do mês, no dia dedicado às Mulheres. Naquele artigo, mencionei que elas tomaram iniciativas importantes durante a pandemia e foram elas que se adaptaram melhor às turbulências da crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus. Relembre mais acessando este link.

Volto neste tema por dois motivos: primeiro porque ainda estamos no mês dedicado as mulheres e segundo, por conta desse importante programa da Fapesc, cujo prazo de inscrição vai até 8 de abril. A inscrição pode ser feita pelo site oficial da Fapesc.

O Programa Mulheres+Tec é uma iniciativa super bacana, organizada por duas instituições comprometidas com o empreendedorismo e com a inovação: Fapesc e Sebrae-SC e que não medem esforços para ampliar a cobertura de atuação para todo o Estado de Santa Catarina. Esperamos ter mais iniciativas como esta para ampliar ainda mais a participação da mulher no mundo das startups!


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube