Freepik

O olhar integrativo da consultoria do sono coloca a criança no centro das nossas atenções. Precisamos focar em quem vai dormir e não somente no ato de dormir isoladamente.

Analisar todos os aspectos da saúde dessa criança, saúde física, fisiológica, emocional, social e ambiental, para que assim possamos entender o que há por trás das noites mal dormidas. O que de fato essa criança precisa para conseguir adormecer de forma naturalmente tranquila.

Sono é ciência, e temos que ter muita responsabilidade para lidar com esse assunto tão importante.

Para que uma criança durma a noite toda, um conjunto de fatores precisa estar harmoniosamente sincronizado. Por isso, a orientação jamais será para que você deixe seu bebê chorando sozinho até que adormeça por exaustão.

Então vamos falar um pouco mais sobre os três importantes fatores para um sono tranquilo.

1) Equilíbrio da rotina: para que a criança esteja descansada o suficiente para dormir tranquilamente a noite, a rotina precisa ser consistente, estar de acordo com a idade, com as atividade bem distribuídas e equilibradas durante todo o dia. A sucessão de eventos diários, conduzidos sempre da mesma forma, traz previsibilidade e segurança para a criança, que são fundamentos básicos para noites tranquilas.

2) Equilíbrio emocional: esse é um dos aspectos da saúde da criança, muito importante. Avaliar cuidadosamente a saúde emocional dos pais ou cuidadores se torna também parte essencial do processo, visto que as crianças modulam suas emoções a partir das emoções de seus cuidadores.

No aspecto emocional incluímos também a ansiedade da separação, mudança dos cuidadores da escolinha e conexão entre pais e filhos. Pois mesmo que a criança tenha uma rotina, se o emocional estiver descompensado, essa criança possivelmente despertará durante a noite, por questões de insegurança. Podendo inclusive ter despertares prolongados.

3) Bons hábitos em geral: conhecer a personalidade dessa criança, ajuda a identificar quais fatores podem ser gatilhos para o superestímulo, ou mesmo estresse infantil. Impor limites com firmeza de gentileza, para que assim possamos educar sem permissividade ou autoridade. Rituais tranquilos e relaxantes, auxiliando o bebê com um sono com mais autonomia.

Por esses 3 fatores e outros mais, que a consultoria personalizada se torna necessária, pois precisamos avaliar diversos aspectos para que uma conduta responsável se concretize. Pela saúde do seu filho e a toda a família.

Não existe formula mágica, existe sim muito estudo e conhecimento.

E você, tem dúvidas sobre o sono dos bebês? Encaminhe suas perguntas para o contato 47 (47) 98431-8359 ou diretamente no Instagram Mamãe me Quer.