Trovoada volta a provocar transtornos na região de Blumenau

Tempestade de verão destelhou casas, derrubou galhos de árvores e deixou milhares sem energia

A sexta-feira repetiu o roteiro de um típico dia de verão no Vale do Itajaí. Após uma tarde de intenso calor, com temperatura máxima em Blumenau de 34,5 ºC, um temporal caiu sobre a região provocando transtornos e alguns estragos.

Em Ilhota, até 17h o Corpo de Bombeiros já havia sido chamado para mais de 10 ocorrências de quedas de árvores e destelhamentos. No Centro da cidade, casas e lojas tiveram prejuízos.

Destroços de construções e árvores foram parar no meio da rodovia Jorge Lacerda, que corta a cidade. Pelo menos um veículo foi atingido. Praticamente toda a vizinha Luís Alves ficou sem energia por cerca de uma hora.

Quadra de escola cai

Em Blumenau, a cobertura quadra esportiva da Escola Hella Altenburg desabou. Ninguém se feriu, mas o espaço teve de ser interditado pela Defesa Civil.

Patricia Lueders/Prefeitura de Blumenau

Alagamentos em Blumenau

Em Blumenau, a chuva chegou forte depois das 17h. Faltou luz em alguns bairros, principalmente nas regiões da Fortaleza, Itoupava Norte e Salto Weissbach, conforme o monitoramento da Celesc.

No Victor Konder, a parte mais baixa da rua São Paulo alagou. Também houve pontos de alagamento na rua Frederico Jensen, bairro Itoupavazinha, e na Almirante Barroso, Vila Nova.

Guarda de Trânsito/Divulgação

Alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil de Santa Catarina havia emitido um alerta sobre o alto risco de temporais localizados em todas as regiões do estado nesta sexta-feira, 21. A previsão falava em pancadas de chuva com forte atividade elétrica e temporais localizados com rajadas de vento (60 a 100 km/h) e granizo.

Previsão para o fim de semana

Neste sábado, 22, a previsão é semelhante. O calor potencializa as áreas de instabilidade, aumenta o risco de temporal com rajadas fortes e momentâneas de vento, chuva intensa e de curta duração. Não se descarta queda de granizo de forma isolada. A temperatura mínima varia entre 22 e 24 °C e máxima entre 33 e 35 °C.

No domingo há mudanças previstas. O posicionamento de um sistema de alta pressão pelo mar contribui para o transporte de umidade em direção ao continente e favorece a chance de chuvisco fraco e isolado nos extremos do dia. A temperatura mínima oscila entre 20 e 22 °C e a máxima fica mais amena, entre 25 e 27 °C.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo