Última noite de Festival da Cerveja, em Blumenau, tem pane no sistema de pagamento

Recarga dos cartões da empresa Zigpay não funcionou por cerca de uma hora e meia

Última noite de Festival da Cerveja, em Blumenau, tem pane no sistema de pagamento

Recarga dos cartões da empresa Zigpay não funcionou por cerca de uma hora e meia

Evandro de Assis

Uma pane no sistema de pagamentos gerou transtornos aos visitantes na última noite do 10º Festival Brasileiro da Cerveja, neste sábado, 10. Às 20h20 ficou impossível fazer novos cartões e recarregar os já emitidos pela empresa Zigpay. Também houve relatos de pessoas que não conseguiam usar o dinheiro carregado nos cartões para fazer compras nos estandes de bebidas e alimentação.

Segundo a assessoria de imprensa do festival, o problema ocorreu entre 20h20 e 21h40. Durante este período, foi liberada a venda direta entre cervejeiros e consumidores. Porém, muitas das empresas expositoras não tinham máquinas para pagamento com cartão de crédito e débito. Nestes casos só era possível pagar com dinheiro.

Em nota, a Zigpay se manifestou sobre o ocorrido e disse que ressarcirá os expositores. Os valores serão definidos nos próximos dias. Já para o público, a única forma de ressarcimento é a prevista no regulamento, em que os visitantes que possuem saldo nos cartões devem solicitar dentro de sete dias a devolução pelo aplicativo ou pelo site.

Até 22h, mais de 12 mil pessoas já haviam passado pelo festival no sábado. Devido ao problema, a organização decidiu estender a festa por uma hora, até 2h.

O sistema

Esta foi a primeira edição do Festival da Cerveja com o sistema cashless, em que o usuário recebe um cartão magnético na entrada do evento. Depois, era necessário carregar valores no cartão, usando um dos guichês e máquinas espalhados pelo evento.

Assim, o relacionamento entre o consumidor final e quem vende os produtos era intermediado pela Zigpay.O mesmo sistema havia sido testado durante a Sommerfest deste ano. Até o ano passado, o festival adotava uma moeda interna, com cédulas de papel.

Conforme o regulamento divulgado pela empresa no festival, nos casos em que houve sobra de dinheiro nos cartões, há um período de sete dias corridos para solicitar a devolução dos valores. Porém, a empresa cobra uma taxa de R$ 4,50 pelo serviço de transferência eletrônica para a conta do cliente.

A Zigpay também descontou R$ 5 de todos os cartões usados no evento, valor que podia ser estornado na saída. Bastava reapresentar o cartão. No sábado, houve filas de pessoas que tentavam reaver o dinheiro carregado e que ficou retido durante a falha no sistema.

Festival Brasileiro da Cerveja termina com público total de 36 mil pessoas

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo