Última noite de Festival da Cerveja, em Blumenau, tem pane no sistema de pagamento

Recarga dos cartões da empresa Zigpay não funcionou por cerca de uma hora e meia

Uma pane no sistema de pagamentos gerou transtornos aos visitantes na última noite do 10º Festival Brasileiro da Cerveja, neste sábado, 10. Às 20h20 ficou impossível fazer novos cartões e recarregar os já emitidos pela empresa Zigpay. Também houve relatos de pessoas que não conseguiam usar o dinheiro carregado nos cartões para fazer compras nos estandes de bebidas e alimentação.

Segundo a assessoria de imprensa do festival, o problema ocorreu entre 20h20 e 21h40. Durante este período, foi liberada a venda direta entre cervejeiros e consumidores. Porém, muitas das empresas expositoras não tinham máquinas para pagamento com cartão de crédito e débito. Nestes casos só era possível pagar com dinheiro.

Em nota, a Zigpay se manifestou sobre o ocorrido e disse que ressarcirá os expositores. Os valores serão definidos nos próximos dias. Já para o público, a única forma de ressarcimento é a prevista no regulamento, em que os visitantes que possuem saldo nos cartões devem solicitar dentro de sete dias a devolução pelo aplicativo ou pelo site.

Até 22h, mais de 12 mil pessoas já haviam passado pelo festival no sábado. Devido ao problema, a organização decidiu estender a festa por uma hora, até 2h.

O sistema

Esta foi a primeira edição do Festival da Cerveja com o sistema cashless, em que o usuário recebe um cartão magnético na entrada do evento. Depois, era necessário carregar valores no cartão, usando um dos guichês e máquinas espalhados pelo evento.

Assim, o relacionamento entre o consumidor final e quem vende os produtos era intermediado pela Zigpay.O mesmo sistema havia sido testado durante a Sommerfest deste ano. Até o ano passado, o festival adotava uma moeda interna, com cédulas de papel.

Conforme o regulamento divulgado pela empresa no festival, nos casos em que houve sobra de dinheiro nos cartões, há um período de sete dias corridos para solicitar a devolução dos valores. Porém, a empresa cobra uma taxa de R$ 4,50 pelo serviço de transferência eletrônica para a conta do cliente.

A Zigpay também descontou R$ 5 de todos os cartões usados no evento, valor que podia ser estornado na saída. Bastava reapresentar o cartão. No sábado, houve filas de pessoas que tentavam reaver o dinheiro carregado e que ficou retido durante a falha no sistema.

Festival Brasileiro da Cerveja termina com público total de 36 mil pessoas

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo