Usuários voltam a registrar lotação em transporte coletivo de Blumenau
Situação foi fotografada por passageiros de linha que já teve flagrantes em agosto
Situação foi fotografada por passageiros de linha que já teve flagrantes em agosto
Usuários do transporte coletivo de Blumenau voltaram a reclamar e a flagrar a lotação de pessoas em um ônibus na cidade. O fato aconteceu nesta quarta-feira, 8, por volta das 16h30, com a linha troncal 32, que faz o trajeto dos terminais Fonte-Velha, pelo bairro Água Verde.
Diversos passageiros relatam que a situação é costumeira. Segundo eles, o mesmo ocorre nos veículos que fazem a linha 10 – terminais Garcia-Aterro, via rua São Paulo. Porém, não foram enviadas imagens corroborando as denúncias.
Cabe destacar que a linha 32, do mesmo horário, foi alvo de matéria em agosto deste ano. A lotação foi registrada logo após a retomada do transporte coletivo em Blumenau. Naquela oportunidade, a Blumob, por meio de assessoria de imprensa, informou que iria apurar os fatos.
A Secretaria de Transporte e Trânsito de Blumenau (Seterb) também se pronunciou, afirmando que a fiscalização está acontecendo, por parte dos fiscais, e que o cumprimento do limite máximo de passageiros é de “responsabilidade da empresa concessionária, por meio dos motoristas e cobradores”.
Como o caso reincidiu, nossa equipe entrou novamente em contato com a empresa, para comentar o fato desta quarta-feira, 7. Por meio de nota, a Blumob não respondeu sobre o caso específico, mas a situação. Confira a nota na íntegra:
Os horários tem sido retomados gradativamente, considerando que, atualmente, apenas cerca de 25% dos usuários habituais têm utilizado o transporte coletivo na cidade. Estão sendo feitos ajustes constantes para atendimento às situações pontuais necessárias. Na faixa horária mencionada, o troncal 10 tem viagens em média a cada 9 minutos, enquanto no trocal 32, a cada 30, além das alternativas de outras linhas. Há respeito às normas sanitárias estabelecidas e funcionários estão sendo constantemente orientados.
A Seterb também foi contatada, e voltou a afirmar a afirmar que a há fiscalização, mas a responsabilidade do controle é da Blumob. Destacou ainda que irá apurar os fatos registrados nesta quarta.
A Seterb informa que há fiscais durante toda a operação do transporte coletivo a fim de verificar se a limitação do número de passageiros nas viagens em 60% da capacidade dos ônibus está sendo respeitada. Medida esta que visa evitar a contaminação pelo Coronavírus.
A Seterb entende que o cumprimento do limite máximo de passageiros é uma responsabilidade da empresa concessionária, por meio dos motoristas e cobradores. A secretaria não medirá esforços para garantir o respeito ao limite estabelecido, visando sempre à segurança da população.
Vale ressaltar que a secretaria segue com o papel de manter a transparência e conta com o apoio da população, que pode fazer denúncias informando linhas e horários na ouvidoria da Seterb pelo telefone 156, opção 3. Neste caso específico envolvendo as linhas Troncal 32 (Via Água Verde) e Troncal 10 (Via Rua São Paulo, a Seterb vai apurar as circunstâncias e cobrar as medidas necessárias.